Assinar
Desporto

Politécnico de Leiria organiza finais dos Campeonatos Nacionais Universitários

Excelentes condições das infraestruturas desportivas apresentadas pela candidatura do Politécnico de Leiria foram decisivas para esta atribuição, revela FADU.

FADU

O Politécnico de Leiria foi a instituição selecionada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) para ser o promotor das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2022.

O anúncio foi oficializado na passada quinta-feira e o evento multidesportivo do ensino superior, considerado como o maior à escala nacional, vai acontecer de 16 a 27 de maio de 2022, nas instalações desportivas dos municípios de Leiria e Marinha Grande.

Com uma organização conjunta da FADU e do Politécnico de Leiria, e a parceria das câmaras municipais de Leiria e Marinha Grande, serão atribuídos 11 títulos de campeão nacional universitário, nas modalidades de andebol, basquetebol, futsal, voleibol, rugby e futebol 11.

“É um orgulho e uma enorme honra termos sido selecionados para organizar o maior evento nacional multidesportivo do ensino superior, sendo o reconhecimento do trabalho de excelência que temos vindo a desenvolver na área desportiva. O desporto tem um papel muito importante na vida de todos nós, sendo um dos eixos fundamentais da estratégia do Politécnico de Leiria, ao nível da formação, da investigação e dos serviços relacionados com a prática desportiva que disponibilizamos a toda a nossa comunidade académica”, refere Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, em comunicado.

A organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários é “uma grande responsabilidade e um desafio”, no entanto, o presidente do Politécnico de Leiria acredita que a instituição tem “todas as condições e capacidades” para promover o evento.

«Entre tantas outras áreas, o Politécnico de Leiria distingue-se pela sua estratégia institucional promotora de qualidade de vida e do bem-estar da comunidade, onde a qualidade, a competência e o know-how dos professores, investigadores e técnicos se destacam a múltiplos níveis de intervenção. Reconhecimento disso foi o facto de o Politécnico de Leiria ter obtido este ano a certificação máxima “Healthy Campus”, atribuída pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), que tem como principal objetivo reforçar a importância da atividade física como meio para a promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica. Estamos, portanto, convictos e confiantes no bom trabalho que vamos fazer na organização deste evento», defende Rui Pedrosa.

Esta será a primeira vez que o evento se realiza no Politécnico de Leiria.

FADU visitou, esta semana, Politécnico de Leiria para análise e avaliação da candidatura, visitas técnicas e reuniões. Foto: IPLeiria

“A organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários coincide com o ano em que Leiria será Cidade Europeia do Desporto. Diria mesmo que o facto de o Politécnico de Leiria ter sido selecionado pela FADU para ser o promotor do maior evento nacional multidesportivo do ensino superior é a cereja no topo do bolo, após a cidade de Leiria ter ganho a sua candidatura. É uma enorme satisfação ver que em 2022 o desporto vai estar ainda mais em destaque nesta região, nomeadamente em Leiria e na Marinha Grande”, acrescenta Rui Pedrosa, na mesma nota.

Na corrida pela organização do evento, além do Politécnico de Leiria, esteve também a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE).

No entanto, a decisão da FADU em levar a festa do deporto universitário para Leiria foi tomada após processo de análise e avaliação, visitas técnicas e reuniões realizadas com as entidades candidatas.

“As excelentes condições das infraestruturas desportivas apresentadas pela candidatura do Politécnico de Leiria foram decisivas para esta atribuição. Além disso, Leiria será no próximo ano Cidade Europeia do Desporto e foram deixados vários compromissos que nos fazem acreditar que, para além de uma organização desportiva de excelência, os estudantes-atletas poderão também contar com um ambiente e experiência únicos”, sublinhou o presidente da FADU, André Reis.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados