Assinar


Saúde

Seis psicólogos integram novo Serviço de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar de Leiria

Criação do novo serviço pretende dar resposta ao aumento de procura de apoio psicológico por parte dos utentes

Seis psicólogos que já exercem funções profissionais no Centro Hospitalar de Leiria (CHL) compõem a equipa do Serviço de Psicologia Clínica que a unidade hospitalar acaba de criar.

O novo serviço, a funcionar com autonomia técnica, científica e funcional, visa a prestação de “cuidados de saúde na área da Psicologia a todos os utentes com indicação para o efeito e em articulação com todos os serviços hospitalares e especialidades (médicas e não médicas)”, explica o CHL em comunicado.

O diretor(a) do serviço será nomeado(a) após procedimento concursal, acrescenta a administração hospitalar, referindo que os psicólogos que integram a nova equipa já trabalham nos Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental, Pediatria, Psiquiatria da Infância e da Adolescência, Cuidados Paliativos, Neurologia e Oncologia Médica.

“Identificar comportamentos de saúde e determinantes psicológicos dos comportamentos de risco para a saúde, de forma a poderem intervir nos processos de mudança comportamental”, “avaliar utentes em sofrimento psicológico ou psicopatológico associado às doenças”, promover “a adesão medicamentosa e aos autocuidados” e “o ajustamento psicológico a acontecimentos de vida”, e “tratar e/ou facilitar a recuperação de utentes com perturbações mentais passíveis de melhoria por intervenção psicológica” são alguns dos objetivos a que se propõe a nova equipa, criada para dar resposta ao aumento de procura de apoio psicológico por parte dos utentes.

“A criação desta nova valência contribui para a diferenciação e respetiva organização da nossa estrutura, que visa sempre servir melhor os nossos utentes, nesta área tão essencial como a Psicologia, cuja procura dos serviços tem crescido de forma muito significativa em função da evolução da pandemia”, salienta Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, citado no mesmo comunicado.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.