Assinar
Cultura

Instalação imersiva da Vortice Dance percorre várias igrejas do país

Companhia de Fátima recorre à técnica de videomapping, criando um ambiente intimista e envolvente.

foto da projeção de video na igreja da misericórdia em Aveiro
Direção artística é de Cláudia Martins e Rafael Carriço Vortice dance company

A Igreja da Misericórdia, em Aveiro, foi a primeira a receber a instalação imersiva de videomapping, produzida pela Vortice Dance Company, de Fátima. “Deus menino” estreou ontem e vai permanecer naquele espaço até amanhã, 5 de dezembro, seguindo depois para outras igrejas.

De acordo com a informação avançada pela companhia na sua página de Facebook, a instalação vai poder ser vista este mês na Igreja de São Domingos, em Lisboa, nos dias 7 e 8, na Basílica dos Mártires, também em Lisboa, a 14 e 15, e na Basílica dos Congregados, em Braga, a 21, 22 e 23.

O videomapping é uma técnica de projeção de vídeo em objetos e superfícies, habitualmente, de grandes dimensões. Em “Deus Menino” as imagens interagem com a arquitetura do património religioso, “numa glorificação da luz, da paz e do reencontro da Humanidade”, de acordo com a descrição do evento que está a promovido nas redes sociais.  “A exuberância artística de ‘Deus Menino’ transforma-a, simultaneamente, numa instalação imersiva e intimista, que envolve e abraça os que a assistem. Uma catarse de sentimentos e sensações, que convida à reflexão, num semblante de serenidade e paz”, refere a mesma nota descritiva.

A direção artística da instalação e videografia é de Cláudia Martins e Rafael Carriço, a produção é de Vortice Dance Company e VD Visuals e a direção técnica de Paulo Formiga.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados