Assinar
Pombal

Faleceu José Moreira dos Santos, natural da Mata Mourisca

Com um vasto trabalho ao serviço da Igreja, tinha 94 anos e era Bispo Emérito de Uíge (Angola).

D. Francisco da Mata Mourisca, de nome civil José Moreira dos Santos, faleceu ontem, quinta-feira, aos 94 anos de idade, segundo uma nota de pesar da Câmara de Pombal.

Natural da Ilha, na freguesia da Mata Mourisca, nasceu a 12 de outubro de 1928, e era membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, tendo sido ordenado sacerdote no Porto, a 20 de janeiro de 1952.

De acordo com o município, formou-se em Teologia Dogmática pela Universidade de Salamanca, em Espanha, em 1957 e “exerceu em Portugal vários cargos de responsabilidade, entre os quais o de ministro provincial dos capuchinhos”.

“D. Francisco da Mata Mourisca foi nomeado Bispo da Diocese do Uíge (Angola), então Diocese de Carmona e S. Salvador, a 14 de março de 1967, com 39 anos, função que exerceu até 2008”, lê-se na nota de pesar.

José Moreira dos Santos foi distinguido com a Medalha de Honra do Município de Pombal – Grau Ouro – em 1999, “por ter desenvolvido um trabalho apostólico do mais alto mérito e com assinalável sacrifício ao enfrentar dificuldades sem conta ao serviço da Igreja e dos cidadãos da Diocese de Uíje, no norte de Angola”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados