Assinar
Alcobaça

Assaltantes levam milhares de euros de duas igrejas no concelho de Alcobaça

Um dos três suspeitos da prática de pelo menos um dos crimes já foi detido, pela GNR de Pataias

Igreja de Alpedriz

No espaço de uma semana foram assaltadas duas igrejas no Concelho de Alcobaça, distantes uma da outra apenas oito quilómetros. Quer no caso de Pataias, quer no de Alpedriz, os ladrões atuaram dias após a realização das festas tradicionais, na presunção de que assim teriam acesso a mais dinheiro.

No que respeita ao crime cometido na Igreja de Nossa Senhora da Esperança de Alpedriz, conseguiram levar entre sete e oito mil euros, após terem cortado a grade de uma janela para chegarem até à sacristia, onde arrombaram um cofre, instalado numa parede, que continha o dinheiro.

Este assalto foi cometido na noite de quinta para sexta-feira (dia 10 para 11) e no interior do cofre estavam as receitas das Festas de Santo António, realizadas na localidade em meados de junho e entregues pela comissão organizadora à comissão da igreja no domingo anterior à data do assalto.

Os ladrões levaram ainda um cartão de débito, cheques e uma caixa com um pequeno valor em dinheiro, bem como um crucifixo, um relicário e coroas das imagens de Nossa Senhora, do Menino Jesus e do Santo António.

No segundo assalto, à Igreja Paroquial de Pataias, os ladrões arrombaram uma porta e apoderaram-se de 45 euros do ofertório da missa, uma chave do sacrário com uma pulseira em ouro, um pequeno cofre com moedas do lampadário [velas elétricas]. Pelo chão, deixaram um rasto de papéis espalhados.

No entanto, aqui os criminosos, que seriam três, tiveram menos sorte: primeiro, porque o dinheiro das festas tradicionais, terminadas três dias antes, na terça-feira, foi depositado num banco e, segundo, foram vistos a atuar e denunciados às autoridades.

O alerta para este assalto foi dado por um vizinho da igreja, que se apercebeu de um barulho estranho, durante a madrugada. Uma patrulha da GNR ainda chegou a tempo de intercetar um dos suspeitos, que foi detido. Outros dois continuam em fuga.

Sobre este crime, o Comando Territorial de Leiria da GNR anunciou a detenção, em flagrante delito, do homem de 53 anos, no “âmbito de uma denúncia”. E confirmou que os militares do posto da GNR de Pataias conseguiram “localizar e intercetar um dos três suspeitos, que se tinham posto em fuga a pé”.

“Na posse do detido foram encontrados e apreendidos 123 euros e um fio em ouro, com uma cruz de arte sacra, provenientes do furto, motivo que levou à sua detenção”, explicam as autoridades policiais em comunicado.

A GNR apreendeu ainda “um veículo, utilizado pelos suspeitos, com várias ferramentas no seu interior”. O detido foi constituído arguido e a investigação deste assalto, bem como do ocorrido na igreja de Alpedriz, está agora entregue à Polícia Judiciária. A investigação procura, neste momento, apurar se foram cometidos pelas mesmas pessoas.

O padre das paróquias de Alpedriz e de Pataias, na Diocese Leiria-Fátima, Virgílio Francisco, vai agora reunir com as comunidades locais para ponderarem a colocação de sistemas de videovigilância em ambas as igrejas. Tanto mais que os assaltos deixaram as populações perplexas e indignadas, além do mais por terem sido praticados em espaços sagrados.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados