Assinar
Sociedade

Sente-se com espírito natalício? Saiba como ajudar quem mais precisa na região de Leiria

Várias instituições desdobram-se nesta quadra festiva para ajudar quem passa por dificuldades. Confira algumas das iniciativas de cariz solidário em curso

São muitas as campanhas de solidariedade nesta quadra festiva, que têm por objetivo ajudar instituições de apoio social e pessoas e famílias em situação vulnerável.

Várias entidades, organizações e grupos informais têm ações a decorrer para angariar donativos diversos e proporcionar algum aconchego neste Natal a quem mais precisa.

Calendário solidário contra a violência doméstica

Os Bombeiros Sapadores de Leiria criaram um calendário solidário cuja venda reverte integralmente a favor da associação Mulher Século XXI, de Leiria. A campanha, que tem como mote #ninguemestasozinho, pretende ainda sensibilizar a população para a problemática da violência doméstica, alertando e apelando à denúncia. Cada exemplar custa cinco euros, podendo ser adquirido no quartel ou online através do site campanha.

ADAV-Leiria recolhe artigos para bebés

Leite adaptado e papas para bebés, fraldas (descartáveis e de pano), sabonete glicerina, champô, soro fisiológico, creme muda-fraldas, compressas, biberões e chupetas são alguns dos artigos para bebés que a ADAV – Leiria (Associação de Defesa e Apoio à Vida”, sediada em Leiria, está a recolher até ao final do ano.
Para mais informações e entrega de bens, ligue para 965 11 22 19 (de segunda a sexta-feira, entre as 14h30 e as 16 horas.

Farmácias do distrito aderem à campanha “Dê troco a quem precisa”

“Dê troco a quem precisa” é o mote da campanha “abem” da associação Dignitude, que decorre até dia 21 de dezembro. No distrito, aderiram 54 farmácias, onde é possível doar o troco das compras para aquisição de medicamentos prescritos a pessoas carenciadas. Saiba mais em abem.dignitude.org e quais as farmácias aderentes em REGIÃO DE LEIRIA.

Natal Solidário na freguesia de Amor

Pastas de dentes, gel de banho, escovas de dentes, leite, cereais, atum, salsichas, conservas, arroz e massa são alguns dos bens que a Associação Desportiva e Recreativa dos Barreiros, na freguesia de Amor, Leiria, está a recolher para apoiar famílias carenciadas da freguesia até esta sexta-feira, dia 17 de dezembro. Os donativos podem ainda ser entregues na Biblioteca d’Amor, localizada na Junta de Freguesia.  

O Grupo Desportivo Recreativo Cultural Unidos, de Casal dos Claros e Coucinheira, promove por sua vez uma recolha de alimentos, produtos de higiene e de proteção à Covid-19. Os bens, que podem ser entregues até ao final do dia de hoje, sexta-feira, destinam-se à APPC-Leiria (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria) e ao lar da APIFA.

Recolha de bens alimentares em Vermoil

A Junta de Freguesia de Vermoil, concelho de Pombal, promove até ao final do dia de hoje, sexta-feira, uma recolha de bens alimentares para distribuir a famílias em situação de vulnerabilidade social ou económica. Mas informações sobre a campanha “Natal Solidário” podem ser obtidas pelos telefones 236 941 756 ou 965 267 325.

Dreambox no bar da ESSLei

Há uma caixa no bar da Escola Superior de Saúde de Leiria onde podem ser depositados livros infantis e juvenis e alimentos não perecíveis. A iniciativa, organizada pelo grupo Jovens de Cristo, decorre durante o mês de dezembro e pretende beneficiar o Lar de Santa Isabel, a Ordem Franciscana e o Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (ex-Prisão-Escola).

Um livro por um sorriso

A associação Karingana Wa Karingana promove até final do mês de dezembro uma recolha de livros a favor das crianças moçambicanas. A campanha de âmbito nacional “Eu dou um livro por um sorriso de uma criança moçambicana” conta com a colaboração da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e da Liga dos Bombeiros Portugueses, tendo várias Juntas de Freguesia e corporações de bombeiros aderido ao projeto. É objetivo da associação enviar um contentor com livros e material escolar para o Porto da Beira e entrega ao município do Dondo.

Mar-Alto solidário na Nazaré

O Círculo Cultural Mar-Alto e a Loja Social da Nazaré convidam a população a colaborar numa recolha de alimentos não perecíveis e produtos de higiene a favor de quem mais precisa. A ação tem lugar este domingo, dia 19, entre as 15 e as 18 horas.

Recolha de roupa e brinquedos em Alcobaça

O Ginásio Clube de Alcobaça organiza até ao final do dia de hoje, sexta-feira, uma recolha de roupa e brinquedos para entregar à Cáritas de Alcobaça e beneficiar famílias que a instituição apoia. Os donativos podem ser entregues na secretaria e bar do estádio municipal.

Jogos em Madeira e bonecos com assinatura d’Os Malmequeres

Os Malmequeres, em Leiria, lançaram um catálogo online com peças de artesanato produzidas ou idealizadas pelos seus utentes. A edição, que dá a conhecer uma coleção de artigos de papelaria, jogos em madeira, bonecos, e almofadas de cheiro e de sementes – à venda para angariação de fundos a favor dos vários projetos da instituição – está disponível online.

Riscos & Rabiscos a favor da Cercilei

António Sérgio Elias Silva (Tonekos) é o autor do livro solidário Riscos & Rabiscos, cuja receita da venda reverte integralmente a favor da Cercilei – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Leiria, que tem em mãos um novo projeto para construção de um lar residencial em Leiria. A banda desenhada foi lançada pela Decisões e Soluções Leiria Centro.

“Fazer o bem olhando a quem”

A receita da venda da edição desta semana (16 de dezembro) do REGIÃO DE LEIRIA reverte integralmente a favor das delegações de Leiria da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e da APD – Associação Portuguesa de Deficientes. A campanha “Fazer o bem olhando a quem” acontece há mais de duas décadas na quadra natalícia e já reuniu mais de 156 mil euros a favor de instituições do distrito de Leiria e concelho de Ourém de diversas áreas de apoio social. Ao contrário de anos anteriores e, devido ao agravamento da situação epidemiológica da pandemia, a venda do jornal não acontece na rua, podendo a edição ser contudo adquirida nas bancas e no site do REGIÃO DE LEIRIA por apenas 1 euro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados

Exclusivo
In fieri