Assinar
Saúde

ARS Centro recomenda medidas de proteção por causa do frio

Temperaturas vão manter-se baixas nos próximos dias. Aviso amarelo prolonga-se até domingo no distrito de Leiria.

A diminuição acentuada das temperaturas extremas, em especial da mínima, prevista para os próximos dias, levou o Departamento de Saúde Pública da ARS Centro a alertar a população para as medidas a adotar para se proteger do frio.

Entre os principais cuidados a adotar, com especial atenção aos grupos de risco, estão:

  • Mantenha o conforto térmico das habitações, assegurando o seu aquecimento e sem prejuízo de garantir o arejamento e ventilação necessários (abertura intermitente de janelas e portas em horas do dia mais favoráveis).
  • Tenha atenção às braseiras e fogareiros de carvão: além do risco de incêndio, podem provocar intoxicações, potencialmente mortais, pelo monóxido de carbono.
  • Utilize várias camadas de roupa, de preferência de tecidos naturais (algodão e lã) e cubra as extremidades (cabeça e mãos), em especial se tiver de deslocar no exterior. Mantenha os pés quentes e confortáveis, utilizando meias e calçado apropriado.
  • Tome banho com água não muito quente e garanta que a temperatura do quarto de banho é confortável. Vá reduzindo, progressivamente, a temperatura da água do banho.
  • Depois do banho, enxugue-se rápida e vigorosamente com uma toalha seca e vista-se de seguida.
  • Reforce a sua alimentação e ingira bebidas e alimentos quentes, como sopas, chás ou leite. Evite as bebidas alcoólicas.
  • Mantenha a atividade física (por exemplo, movimentos de braços, para se manter mais quente) mas evite o exercício físico intenso ou extenuante.
  • Cumpra a medicação crónica que lhe foi prescrita. Garanta uma reserva de medicamentos para vários dias: assim evitará sair à rua nos dias mais frios. Em caso de dúvida, contacte o seu médico assistente ou o seu farmacêutico.
  • Contacte, com regularidade, os seus familiares ou amigos que vivem isolados, em especial se idosos ou acamados. Faça-o, de preferência, telefonicamente. Assegure que se encontram bem e que dispõem de alimentos, medicamentos ou outros bens essenciais.
  • Atenção às quedas: utilize calçado antiderrapante e evite saídas em períodos de chuva ou geada.
  • Caso desenvolva sinais ou sintomas de infeção (febre/arrepios de frio, dores musculares, tosse, falta de ar de início súbito ou agravada…) mantenha-se isolado em casa e contacte a linha SNS 24 (808 24 24 24) para triagem e orientação.

Leiria conta-se entre os 15 distritos do continente que estão sob aviso amarelo devido ao frio, que se justifica com a persistência de valores baixos da temperatura mínima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo prolonga-se até às 11 horas de domingo.

De acordo com os registos provisórios disponíveis no site do IPMA, Leiria (aeródromo) registou temperaturas mínimas negativas nos últimos dias (com -0,6 graus dia 19 e -1,3 graus na quinta-feira). Na sexta-feira, as mínimas terão ficado um pouco acima dos zero graus, sendo que para hoje, sábado, para Leiria, se prevê uma mínima de três graus.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.