Assinar


O que precisa de saber

Eleitores em isolamento devido à Covid-19 podem votar no dia 30

A ministra da Administração Interna apontou a última hora antes do fecho das urnas como o período mais adequado para votarem.

Ministra da Administração Interna e da Justiça participou na conferência de imprensa ao lado do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e da diretora-Geral da Saúde

Os eleitores que se encontrem em isolamento devido à Covid-19 podem sair de casa para votar no dia 30 de janeiro, anunciou hoje a ministra da Administração Interna, adiantando que o Governo recomendará uma hora específica.

“O período mais adequado será, provavelmente, a última hora” antes do fecho das urnas, declarou Francisca Van Dunem, em conferência de imprensa, apontando o período entre as 18 e as 19 horas como o mais provável.

A diretora-geral da Saúde garantiu por sua vez que a votação nas eleições legislativas antecipadas dos eleitores em isolamento devido à Covid-19 “é um ato seguro” e defendeu que a adoção de um horário específico de votação minimiza o contágio.

Na conferência de imprensa realizada no Ministério da Administração Interna, para a apresentação do parecer sobre esta matéria pedido ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR), Graça Freitas lembrou que os cidadãos em isolamento profilático já tinham de sair para fazer testes.

“Os cidadãos que estão em isolamento, nomeadamente os contactos de risco, têm de sair do isolamento para fazer testes e esse é um movimento seguro. Se as pessoas cumprirem as regras e usarem as medidas de proteção individual, estes atos são seguros. A saída é exclusivamente para exercer o seu direito de voto. É um ato seguro”, frisou, salientando que estes eleitores “devem ir em viatura própria ou a pé” para o local de voto.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados