Assinar


Leiria

Escola da Diocese de Leiria promove disciplina sobre ambiente e ecologia

“Cuidar da Terra, cuidar dos outros” é o nome da disciplina que começa a ser lecionada no próximo dia 8 por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum.

As aulas vão decorrer nas instalações do Seminário Diocesano de Leiria Foto de Arquivo

As questões ambientais, na linha do proposto na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, são o mote da disciplina “Cuidar da Terra, cuidar dos outros”, a ministrar pela Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), em Leiria, a partir de 8 de fevereiro.

Segundo informação disponibilizada na página online da Diocese de Leiria-Fátima, “pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’”.

“A disciplina tem a designação de ‘Cuidar da Terra, cuidar dos outros’ e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, que congrega instituições, organizações, obras, movimentos da igreja católica e de outras igrejas cristãs, bem como pessoas a título individual que se propõem a contribuir para o aprofundamento e difusão dos temas relacionados com a ecologia integral”, acrescentou a nota.

O Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da Diocese de Leiria-Fátima, que organiza a EDRE, informou que a disciplina terá oito sessões, ao ritmo de duas por mês, prolongando-se até 17 de maio.

“Estamos todos despertos para a urgência na mudança de hábitos mais sustentáveis que contribuam para um cuidado pela terra que habitamos, não podendo nunca dissociar a questão ambiental da questão humana. A isto chamamos Ecologia Integral”, acrescentou o CCFC, sublinhando a necessidade “de uma conversão ecológica que ganhe sentido numa espiritualidade também ela ecológica, numa relação Criação-Criador”.

De acordo com o CCFC, um dos objetivos da disciplina é “explorar os desafios deixados pelo Papa e refletir sobre as questões por ele abordadas, que se dividirá em dois momentos: estudo e reflexão, e foco de conversão ecológica”.

“O que está a acontecer à nossa casa”, “A Raiz Humana da Crise Ecológica”, “Uma Ecologia Integral”, “Educação e Espiritualidade Ecológicas” e “Ecologia Integral, o que mudou em nós!” são alguns dos módulos previstos no programa.

As aulas são ministradas nas instalações do Seminário Diocesano de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados