Assinar
Ambiente

“Escolas Electrão” de Leiria já recolheram 1.424 quilos de equipamentos elétricos

A campanha deste ano conta com a adesão de 14 escolas do distrito. Só em Ansião foi recolhida quase uma tonelada de resíduos.

A 11ª campanha "Escola Electrão" decorre até final de junho ELECTRÃO

Mais de 1,4 toneladas de equipamentos elétricos e pilhas foram recolhidas e encaminhadas este ano letivo por quatro escolas do distrito no âmbito da campanha “Escola Electrão”.

A EB nº 2 de Avelar (Ansião) recolheu 532 quilos de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e nove quilos de pilhas. Já a EB/S Dr. Pascoal José de Mello, também no concelho de Ansião, encaminhou 437 quilos de REE e 13 de pilhas para reciclagem.

Em Pombal, o destaque vai para a EB Gualdim Pais que recolheu 326 quilos de REEE, enquanto a Associação de Bem-Estar dos Parceiros encaminhou 107 quilos de pilhas.

A primeira fase da campanha decorreu entre setembro e dezembro de 2021, tendo aderido ao programa 14 escolas do distrito de Leiria.

Os equipamentos elétricos usados recolhidos incluem pequenos aparelhos, como telemóveis, computadores, micro-ondas e candeeiros, num total de 1.295 quilos. Foram ainda recolhidos 129 quilos de pilhas, refere o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, em comunicado.

A 11ª edição da campanha “Escola Electrão” decorre até junho, de norte a sul do país, e envolve 236 escolas, que recolheram até ao momento, a nível nacional, 73 toneladas de equipamentos usados.

Cada escola participante pode receber prémios em função da quantidade de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados recolhidos, sendo atribuído um ponto por cada 100 quilos de REEE, 10 quilos de lâmpadas ou 10 quilos de pilhas entregues.

Por cada 10 pontos acumulados, no final do ano letivo, a escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros para usar na aquisição de novos equipamentos elétricos.

Segundo o Electrão, as dez edições da campanha permitiram recolher mais de seis mil toneladas de resíduos elétricos.

Paralelamente, decorre a campanha “Quartel Electrão”, podendo os REEE ser entregues junto das corporações de bombeiros aderentes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.