Assinar
Sociedade

José Ornelas assume diocese de Leiria-Fátima em março

O anúncio foi feito hoje, dia 28, pelo Vaticano. A tomada de posse acontece dia 13 de março.

José Ornelas sucede ao cardeal António Marto, que exercia a função há cerca de 16 anos Ecclesia

A Santa Sé oficializou hoje, dia 28, a nomeação de José Ornelas Carvalho como o novo bispo da Diocese de Leiria-Fátima, sucedendo ao cardeal António Marto.

José Ornelas anunciou que assumirá o cargo a 13 de março numa cerimónia na Catedral de Leiria, mantendo até lá as funções de administrador diocesano em Setúbal, que exerce há seis anos.

Segundo um comunicado da Diocese de Leiria-Fátima, António Marto mantém o cargo de administrador apostólico enquanto não se consumar a sucessão.

Num vídeo partilhado na página da instituição, António Marto agradece ao papa Francisco a aceitação da renúncia ao cargo, explicando que “há um tempo para começar e um tempo para terminar”.

Após quase 16 anos ao serviço da diocese, o bispo emérito esclareceu que a solicitação para abandonar o cargo se deveu ao fator idade, “que o direito canónico estabelece como limite destas funções”, tendo também pesado o “maior limite das forças físicas e anímicas para exercer adequadamente o cargo”, face às exigências pastorais.

António Marto realça as qualidades do novo sucessor, considerando José Ornelas “portador duma enriquecedora visão e experiência universal da Igreja e do mundo, na diversidade dos cinco continentes”.

“Como bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal tem dado provas duma experiência pastoral aliada a um dinamismo missionário duma Igreja próxima e em saída, capaz de tomar decisões corajosas e inovadoras, na linha do propósito de renovação do papa Francisco”, acrescentou.

Num balanço dos últimos anos, António Marto frisa que “as realizações ficam aquém das aspirações”, pedindo perdão pela sua ação “a quem não tenha prestado a devida atenção ou tenha desgostado por ações ou omissões”.

Apesar de se despedir da diocese, o cardeal deixa clara a intenção em continuar perto dos diocesanos, a quem agradece “todo o carinho” dado ao longo dos anos.

Novo bispo pede ajuda a Nossa Senhora de Fátima para nova missão

Foi com um “misto de emoções” que José Ornelas reagiu à nomeação para Leiria-Fátima, relembrando a chegada a Setúbal e os seis anos enquanto administrador diocesano.

O novo bispo despede-se da diocese de Setúbal com saudade e alguma tristeza “pelos projetos que estavam a surgir”.

“Levarei sempre comigo a memória agradecida do vosso acolhimento, participação e apoio. Aqui, convosco, aprendi a ser bispo, embora com muitas deficiências, erros e falhas, de que vos peço perdão e que procurarei melhorar”, lê-se na nota divulgada.

As novas funções serão assumidas “com gratidão e como desafio”, pedindo José Ornelas o acompanhamento de Nossa Senhora de Fátima. “Ela foi a minha primeira guia na missão que Deus me confiava. Agora, peço-lhe que me acompanhe nesta nova missão em Leiria-Fátima”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados