Assinar
Sociedade

Leiria e Alcobaça entre as cidades mais quentes deste domingo

Janeiro arrancou primaveril na região mas Alentejo e ilha da Madeira viveram dias que fizeram lembrar o verão

Joaquim Dâmaso

Leiria esteve ontem entre as cidades mais quentes do continente português, em mais um dia com temperaturas acima do normal para a época, situação que marcou o final de 2021 e o arranque do novo ano.

Segundo os dados divulgados na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Leiria e Alcobaça constam no top dez de estações meteorológicas com valores extremos no que se refere aos dados recolhidos este domingo, dia 2.

Alcobaça, com 20,1 graus de máxima e Leiria com 20 graus de máxima, engrossam a lista que é encabeçada por Sintra (Colares) com 21,7 graus.

Todavia, se o ano arrancou com temperaturas elevadas para a época, no último dia de 2021 o calor foi ainda mais notório. Pese embora Leiria não tenha registado valores muito diferentes nesses dias (19,8 graus no primeiro dia do ano e 20,5 graus a 31 de dezembro) o mesmo não se pode dizer de outros locais do continente português.

Veja-se o caso de Zambujeira, no litoral alentejano que, a 31 de dezembro, registou uma temperatura máxima de 26,4 graus, apontam os dados do IPMA. Aquela localidade foi novamente a mais quente no primeiro dia do ano, com 24,5 graus.

A nível nacional, destaca-se a máxima de 28.4 graus, registados em Porto Moniz (Madeira) no último dia do ano e os 27,3 graus atingidos no primeiro dia de janeiro em Quinta Grande, igualmente na Madeira.

Por cá, no distrito de Leiria, entre as estações meteorológicas do IPMA, nos últimos dias, o valor mais elevado foi registado em Alcobaça, no dia 31 de dezembro, com 21,5 graus. No dia seguinte, o primeiro de 2022, atingiram-se 21,2 graus em Alcobaça, cidade seguida, de perto, por São Pedro de Moel (21,1 graus).

Na origem do “calor” dos últimos dias terá estado uma massa de ar mais quente que o usual que se instalou sobre a Península Ibérica. Este é um fenómeno pouco frequente, por vezes designado de “anticiclone africano”.

Na verdade, logo no primeiro dia do ano, Leiria conseguiu ultrapassar a temperatura máxima registada durante todo o primeiro mês de 2021, nas estações meteorológicas do continente.

Aliás, janeiro do ano passado caracterizou-se por ter registado temperaturas baixas, em alguns casos, negativas. Leiria, em janeiro de 2021, contou com uma temperatura máxima de 17,5 graus (no dia 27) e com uma mínima de -4,6 graus, registada a 11 de janeiro.

Os últimos dias têm estado longe de um cenário invernoso, mas certo é que as previsões apontam para que a temperatura tenda a descer, sendo que já esta terça-feira, não deverá ultrapassar os 15 graus em Leiria. É ainda de esperar que o sol dos últimos dias dê lugar a períodos de precipitação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados