Assinar
Cultura

Ourém combate desinformação com oficinas, conversa e teatro

“Fake Week” arranca esta quinta-feira com um programa especial dedicado a alunos e público em geral.

“Fake”, da companhia Formiga Atómica, sobe ao palco do Teatro Municipal de Ourém no sábado, dia 29, às 21h30 (bilhetes: 7,5 euros)

Os perigos chegam-nos um pouco por todo o lado: da televisão, dos telemóveis, das redes sociais, do entretenimento, dos vídeos e fotografias que recebemos. A desinformação não olha a meios para nos enganar. “Os cidadãos [hoje] têm tudo, é preciso é saber utilizar. É vendo, lendo, despertando para o conhecimento e sendo ‘polígrafos’ de tudo”, lembra Isabel Costa, vereadora da Cultura do município de Ourém, que aposta na programação “Fake Week” para sensibilizar a população sobre a manipulação de informação com que somos confrontados, seja através das notícias falsas ou dos estilos de vida “maquilhados” para serem promovidos nas redes sociais.

Hoje, dia 27, há oficinas para alunos, “Fake Aka Mentira”, na Escola Básica de Ourém e no Colégio São Miguel. Já amanhã, sexta-feira, 28 de janeiro, às 19 horas, o Teatro Municipal de Ourém recebe uma conferência com o jornalista Paulo Pena e o divulgador de ciência David Marçal. “Falsa conferência, verdadeira conversa: Jornalismo e Ciência” é aberta à participação do público em geral.

A sensibilização chega a Ourém também através do teatro: na peça “Fake”, a companhia Formiga Atómica” explora “tensões entre a verdade e a mentira, informação e desinformação, crenças individuais, coletivas e a nossa propensão para acreditar nos preconceitos que carregamos”. Para ver no Teatro Municipal de Ourém, sábado, dia 29, às 21h30 (bilhetes: 7,5 euros).

“Somos muito céticos, mas perante algo bem montado, acreditamos em tudo”, reconhece a vereadora. Isabel Costa espera que a “Fake Week” resulte, em Ourém, “numa sociedade mais informada e mais desperta”.

A iniciativa “Falsa Conferência, Verdadeira Conversa: Jornalismo e Ciência” prevista para amanhã, dia 28, foi adiada devido à indisponibilidade dos participantes por isolamento profilático, anunciou o Teatro Municipal de Ourém em publicação no Facebook.

A conferência será realizada em nova data a anunciar.

(Notícia atualizada às 18h57 de 27 de janeiro de 2022 com a indicação de que a conferência desta sexta-feira, dia 28, foi adiada, devido à entrada dos participantes em isolamento profilático)

Programa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados