Assinar
Legislativas 2022

PS quebra hegemonia laranja no distrito de Leiria

Legislativas de 2022 redundam na primeira vitória socialista no distrito à custa do PSD e na eleição de um deputado pelo partido Chega.

PS festejou vitória inédita no distrito de Leiria nestas legislativas

O PSD até subiu a votação relativamente às legislativas de 2019 – mais quase sete mil votos -, mas no distrito quem fez a festa esta noite foi o PS: pela primeira vez, os socialistas venceram o círculo de Leiria, superando a histórica hegemonia laranja dos sociais-democratas. Leiria também acompanhou a “onda rosa” que tomou conta do país: pela primeira vez em eleições para a Assembleia da República, o PS venceu em todos os distritos do continente – nem Cavaco Silva o conseguira nas duas maiorias absolutas com o PSD.

De 2019 para 2022, o PS conquistou mais de 14 mil votos no distrito (um total de 84.253), o que permite reforçar o crescimento que vem acumulando desde 2011, ultrapassar o PSD (81.778 votos) e garantir cinco dos dez deputados atribuídos ao círculo de Leiria.

O PS coloca no Parlamento António Sales, Eurico Brilhante Dias, Catarina Sarmento e Castro, Sara Velez e Salvador Formiga.

PSD perdeu pela primeira vez no distrito de Leiria. O presidente da Distrital promete “reflexão interna” JOAQUIM DÂMASO

Os socialistas venceram em oito dos 16 concelhos do distrito: Castanheira de Pera, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Peniche e Bombarral, ganhando ao PSD Figueiró dos Vinhos e, a maior surpresa, Caldas da Rainha.

O PSD ganhou em Leiria, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Pedrógão Grande, Porto de Mós, Batalha e Alcobaça, elegendo os deputados Paulo Mota Pinto, Hugo Oliveira, Olga Silvestre e João Marques.

Com quase 19 mil votos, a extrema direita elegeu pela primeira vez um deputado por Leiria, com Gabriel Mithá Ribeiro a integrar a nova bancada do Chega. O partido foi o terceiro mais votado no distrito, posição que repetiu também na maioria dos concelhos.

Chega: o partido de André Ventura elegeu pela primeira vez um deputado em Leiria JOAQUIM DÂMASO

Em contraponto à eleição de um deputado pelo Chega, regista-se o afastamento do eleito que o Bloco de Esquerda conseguira em Leiria em três das quatro anteriores legislaturas, depois da perda de dez mil votos neste domingo.

No vizinho distrito de Santarém, o PS também venceu, conquistando todos os concelhos exceto um: Ourém. Aí, o PSD venceu com larga margem (47,1% contra 24,4% do PS). João Moura, de Ourém, é um dos três mandatados pelos sociais-democratas de Santarém para a próxima legislatura.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados