Assinar


SOS Ucrânia

Ações de solidariedade para com a comunidade ucraniana marcam agenda deste domingo

Há encontros marcados na Marinha Grande, em Fátima e em Leiria.

Na Marinha Grande a iniciativa arranca às 17 horas CMMG

Nos últimos dias, são inúmeros os apelos à paz na Ucrânia que surgem nas plataformas digitais e em iniciativas espalhadas pela região de Leiria. Este domingo não é exceção e os municípios estão a promover encontros para demonstrar solidariedade para com os cidadãos ucranianos.

O primeiro gesto coletivo a acontecer hoje, dia 27, está marcado para as 17 horas, em frente ao edifício da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Ao promover o encontro “Juntos pela Ucrânia”, o município pretende “juntar-se aos ucranianos a residirem no concelho”.

Mais tarde, às 18 horas, está marcada uma procissão de velas, em Fátima, pela paz na Ucrânia. A concentração dos participantes tem lugar no largo da Igreja Paroquial de Fátima.

Ainda este domingo, os leirienses são convidados a juntar-se à “Vigília pela Paz na Ucrânia”, promovida pela Câmara de Leiria e a comunidade ucraniana a residir na região, às 20 horas, na praça Rodrigues Lobo.

Numa nota de imprensa, o município explica que haverá “um momento de oração, cânticos e algumas intervenções sobre o difícil momento que o povo ucraniano se encontra a enfrentar”.

A autarquia espera uma “elevada adesão” à iniciativa e, por isso, apela à população para que estacione os carros em parques afastados do centro da cidade, de forma a facilitar a circulação nessa zona.

Por sua vez, o município de Pombal agendou para amanhã, segunda-feira, uma concentração no Largo do Cardal, como um gesto de solidariedade para com a comunidade ucraniana.

O encontro está agendado para as 19 horas, e pretende mostrar a solidariedade do concelho para com os ucranianos que residem em Pombal.

Assembleia Municipal da Batalha aprova moção de solidariedade para com Ucrânia

Uma moção de solidariedade para com o povo da Ucrânia foi aprovada, por unanimidade, na Assembleia Municipal do Município da Batalha.

O documento, apresentado pela Mesa da Assembleia Municipal e pelo deputado da Iniciativa Liberal, repudia “a invasão da Ucrânia pelo exército russo, sem qualquer justificação e ao arrepio do direito e das convenções internacionais”, explica o município numa nota publicada na rede social Facebook.

A moção expressa a “consternação das deputadas e dos deputados, bem como a sua profunda solidariedade para com o povo ucraniano, em particular com a comunidade ucraniana residente no concelho da Batalha”.

“Relembramos também que Portugal e a Batalha sempre foram, e continuarão a ser, um porto de abrigo para todos aqueles que procuram viver sobre os princípios da liberdade, paz e democracia”, refere o documento.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados