Assinar
Cultura

Casa Varela quer continuar a ser referência no panorama artístico regional e nacional

O centro de experimentação artística de Pombal já moveu, num ano e meio, 80 criadores em 36 projetos.

O balanço do último ano e meio de atividade da “Casa Varela”, o centro de experimentação artística, instalado em Pombal, é a prova de que este é um projeto que veio para ficar.

A “Casa Varela” abriu portas em 2020 e, nos últimos 18 meses, tem-se tornado numa referência no mundo das artes, a nível regional e nacional, com a concretização de mais de três dezenas de projetos que envolveram a participação de 80 criadores.

O balanço do trabalho desenvolvido até ao momento foi apresentado esta quinta-feira, dia 24, numa conferência de imprensa, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, da vereadora da Cultura, Gina Domingues, e do antigo diretor artístico da Casa Varela, Filipe Eusébio, que terminou as suas funções em janeiro.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, Filipe Eusébio destaca o papel desta “Casa Varela” como “um local gerador do trabalho artístico que permitiu legitimar a atividade profissional dos artistas”, bem como “o número de projetos concretizados”, nomeadamente por artistas locais.

Foto: CMP

Para o diretor artístico, o melhor balanço não passa pelo número de espectadores que assistiram aos projetos ou que visitaram a Casa mas sim “saber que já existem pessoas que vieram viver para Pombal porque conseguiram começar a desenvolver os seus projetos artísticos na Casa Varela”, sublinha.

Pedro Pimpão também faz um balanço “extremamente positivo” destes 18 meses de atividade deste centro de experimentação artística e salienta o papel “diferenciador” desta Casa, no contexto regional e nacional. Adiantou ainda que, no futuro, o objetivo é manter a Casa “de portas abertas” aos artistas e à comunidade, “com novos projetos e outras dinâmicas”.

“Estamos muito entusiasmados com o futuro porque a Casa Varela também se integra no objetivo estratégico do Município de tornar o nosso território mais atrativo à fixação de pessoas”, afirmou o autarca. “Queremos mais pessoas a viver em Pombal e a questão cultural vai continuar a ser uma prioridade porque queremos ter novos públicos e atrair as novas gerações, apoiando-as nos seus projetos criativos e promovendo o seu talento”, frisou.

A atual gestão artística da Casa Varela está sob a responsabilidade do pelouro da Cultura.

Até à data, foram realizados na Casa Varela 36 projetos (23 presenciais e 13 virtuais), em áreas tão distintas como a Música, a Pintura, a Media Art, o Circo Contemporâneo ou a Poesia Visual. Treze destes projetos foram propostas de criadores externos ao concelho e 22 provieram de artistas pombalenses. No total, a Casa Varela contou com a colaboração de 80 criadores, entre os quais, quatro artistas internacionais, 26 nacionais e 50 locais.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados