Assinar
Sociedade

Qual o impacto da Matemática na humanidade? O Politécnico de Leiria vai pôr alunos a pensar sobre isso

O projeto foi desenvolvido para o ensino secundário e o 3º ciclo do ensino básico.

Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Prémio Pedro Matos que, este ano, desafia alunos e professores do ensino secundário e do 3º ciclo do ensino básico a refletir sobre o impacto da Matemática na humanidade.

Para alcançar o objetivo, o projeto, promovido pelo Politécnico de Leiria (IPLeiria), propõe a concretização de trabalhos sobre pandemias e epidemias, eleições, alterações climáticas, demografia e migrações, competições desportivas, indústria 5.0 e ainda cibersegurança.

Os alunos podem candidatar-se individualmente ou em grupo, até um máximo de três pessoas, do qual pode fazer parte um professor, que terá o papel de orientador.

A pré-inscrição para o Prémio Pedro Matos decorre online, até ao dia 6 de maio, e a formalização da candidatura e entrega dos trabalhos terá de ser feita até 9 de junho.

Os alunos terão oportunidade de ganhar 200, 300 ou 500 euros, consoante a classificação nas categorias “Prémio Pedro Matos” e “Prémio Pedro Matos Júnior”, para as quais serão premiados os três melhores trabalhos.

A organização sugere “a utilização de fotografias, desenhos, materiais interativos, vídeos, entre outros, de forma a despertar a curiosidade dos visitantes”, uma vez que os trabalhos serão expostos no evento Mat-Oeste 2022, que acontece a 8 de julho.

O prémio surgiu como homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPLeiria, e tem como objetivo “fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despoletar novos jovens talentos”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados