Assinar
Sociedade

Leiria debate a importância das artes na transformação social

Congresso “Tecer Comunidades: Caminhos das Artes na Intervenção Social, na Educação e na Cidadania” realiza-se até sexta-feira, dia 22 de março.

Miguel Januário (+-Mais Menos+-), Maria Vlachou (Acesso Cultura), Paulo Lameiro (SAMP), José Maria André (professor universitário), Matilde Caldas (Orquestra Geração) e Sara Brighenti (subcomissária do Plano Nacional das Artes) são alguns dos oradores de “Tecer Comunidades: Caminhos das Artes na Intervenção Social, na Educação e na Cidadania”, congresso que se realiza entre quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de março, em Leiria.

A iniciativa pretende contribuir para a reflexão sobre o papel transformador que as artes têm vindo a assumir na esfera social, na educação, na construção da cidadania, nos processos cívicos e no fortalecimento de atitudes democráticas, promotoras de inclusão de todas as pessoas nas suas especificidades.

Segundo a organização, o congresso tem como objetivo pensar as dinâmicas e os processos de mobilização das artes em consonância com os paradigmas emergentes do século XXI, considerando especialmente o seu contributo para a inclusão, a sustentabilidade e cultura de paz. 

A organização é do Núcleo Distrital de Leiria da  EAPN Portugal, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, CEIS20-Universidade de Coimbra e município de Leiria.

A programação decorre no Teatro Miguel Franco, com extensões à livraria Arquivo e Atlas e workshops em vários espaços culturais da cidade e pode ser consultada aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados