Assinar
Sociedade

Politécnico de Leiria ganha estatuto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento

O protocolo foi formalizado em março e vem facilitar a conciliação da carreira desportiva com o desempenho académico dos estudantes-atletas de alto rendimento.

IPDJ

O Politécnico de Leiria possui agora o estatuto de Unidade de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior (UAARESuperior).

O protocolo foi formalizado em Coimbra no dia 21 de março e tem como objetivo facilitar a conciliação da carreira desportiva com o desempenho académico dos estudantes-atletas de alto rendimento e de alta competição.

“Com a formalização deste protocolo, o Politécnico de Leiria ficará ainda mais comprometido com este desígnio de apoiar os nossos estudantes-atletas, quer no desenvolvimento da sua carreira desportiva, quer na promoção do seu sucesso académico, numa articulação que será estabelecida com os diversos interlocutores e intervenientes nos sistemas desportivos e também no contexto do ensino superior”, sublinha Carlos Rabadão, citado em comunicado.

A cerimónia de formalização do protocolo contou com a participação da ex-ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da ex-ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, do diretor-geral da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), Joaquim Mourato, e do coordenador nacional interino das UAARE, Victor Pardal.

Lançado em parceria pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e a Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), o “UAARESuperior” visa a articulação entre as instituições de ensino superior e os diferentes intervenientes nos sistemas desportivos, como diretores, treinadores, interlocutores desportivos, médicos e psicólogos, com o propósito de desenvolver mecanismos de apoio, de promoção da carreira dupla nas instituições de ensino superior.

“A prática desportiva é um dos eixos fundamentais da estratégia do Politécnico de Leiria, não só ao nível da formação, mas também da investigação e dos serviços relacionados com a atividade física e o bem-estar dos estudantes. No caso do desporto universitário, tem sido uma forte aposta da nossa instituição, e os resultados estão à vista, com centenas de estudantes-atletas a alcançarem todos os anos resultados extraordinários”, acrescenta o presidente da instituição, citado na mesma nota de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados