Assinar
Pombal

Sistema de partilha de bicicletas POMbike disponível a partir de sexta-feira

Projeto requer inscrição dos utilizadores, sendo diariamente gratuitos os primeiros 60 minutos para as bicicletas convencionais e os primeiros 30 para as elétricas

Imagem das bicicletas partilhadas que integram o sistema Pombike
Projeto inclui 24 bicicletas convencionais e 11 elétricas e sete estações de recolha e entrega

São 35 as bicicletas, das quais 24 convencionais e 11 elétricas, que integram o Pombike, sistema de bicicletas de uso partilhado, que a Câmara de Pombal coloca à disposição dos munícipes a partir de sexta-feira, dia 4 de fevereiro.

O projeto contempla sete estações, onde os velocípedes podem ser recolhidas e entregues. As estações, equipadas com sistema informático para autenticação com cartão de utilizador ou aplicação móvel, estão localizadas junto às piscinas e biblioteca municipais, largo de São Sebastião, Escola Secundária Marquês de Pombal, largo do Cardal, Governos (rua Adoradores do Sol) e Zona Industrial da Formiga, cada uma com seis a 12 docas.

O regulamento do projeto foi publicado em Diário da República a 24 de janeiro, depois de sujeito a consulta pública e aprovado pela Assembleia Municipal.

Para poderem aceder às bicicletas, os utilizadores devem descarregar a aplicação para telemóvel POMbike (disponível para Android e IOS) criada para o efeito para se inscreverem e usar um cartão de utilizador que permite efetuar carregamentos e pagamentos. Este cartão tem um custo de 10 euros.

A utilização das bicicletas convencionais é gratuita durante os primeiros 60 minutos e durante a primeira meia-hora para as bicicletas elétricas, sendo posteriormente cobrados 0,60 euros por hora no caso das bicicletas convencionais e 1,20 euros para uso das bicicletas elétricas.

No site dedicado ao projeto, os munícipes podem descarregar a aplicação e consultar o regulamento.

A inscrição como utilizador regular requer a apresentação do cartão de cidadão ou bilhete de identidade, contactos, assinatura de um termo de responsabilidade, cópia da certidão permanente da empresa (para empresas em nome coletivo), comprovativo da residência no concelho (fatura da água, eletricidade ou outra) e pagamento de uma caução no valor de 25 euros.

A inscrição pode ser efetuada presencialmente no balcão de atendimento Fórum Munícipe.

Quem não residir no concelho ou se inscrever como utilizador ocasional também pode aderir ao POMbike, não sendo exigido o comprovativo de morada mas uma caução de 300 euros através de cartão de crédito, além dos documentos identificativos e termo de responsabilidade.

A autarquia justifica a aplicação da caução para cobrir eventuais “danos na bicicleta, decorrentes da sua incorreta utilização, ou ainda no caso de desaparecimento da mesma, durante o período de utilização”, sendo devolvida caso nada for assinalado quando cessar a adesão ao serviço.

As estações funcionam diariamente, durante todo o ano, ente as 7 e as 22 horas. As bicicletas parqueadas nas estações de serviço serão sinalizadas com sinal luminoso verde ou vermelho, que indica se estão ou não disponíveis para levantamento.

O tempo máximo de utilização da bicicleta foi definido em duas horas seguidas, “período após o
qual deverá ser, impreterivelmente, entregue nas estações de serviço”. Poderá ser levantada nova bicicleta decorridos 30 minutos, refere o regulamento.

O acesso ao POMbike está disponível a utilizadores com 14 anos ou mais, estando a utilização das bicicletas elétricas limitadas a maiores de 18 anos.

Mais informações podem ser obtidas pelo email pombike@cm-pombal.pt ou telefone 236 210 500

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.