Assinar
SOS Ucrânia

CIMRL quer reunir ajuda para um milhar de refugiados

Plataforma “SOS Ucrânia – Região de Leiria” ambiciona criar disponibilidade suficiente para acolher cerca de um milhar de afetados pela guerra na Ucrânia.

Procurando a melhor articulação das disponibilidades de alojamento e um apoio mais eficaz no acolhimento temporário em Portugal de cidadãos de nacionalidade ucraniana, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) lançou “SOS Ucrânia – Região de Leiria”, plataforma de recursos e de alojamentos nos 10 municípios da Região de Leiria. A intenção é, em breve, reunir condições para ajudar um milhar de refugiados. Para se juntar ao esforço, basta preencher o formulário disponível em https://tinyurl.com/yc5uxp8p.

Segundo a CIMRL, podem beneficiar desta proteção temporária os cidadãos nacionais da Ucrânia, e seus familiares, que se encontrem deslocalizados por motivo do conflito militar na Ucrânia.

A resposta coletiva no acolhimento de cidadãos ucranianos, realizada pelos municípios que integram a Região de Leiria, “irá ser reforçada com medidas de apoio na integração nas áreas da saúde e da educação, para além do emprego e proteção social, em articulação com o  Governo, organizações da sociedade civil, IPSS e também com a comunidade ucraniana em Portugal”, de forma a responder a necessidades fundamentais, “que podem ser alojamento, mas também com uma aposta fundamental na dimensão da inclusão e emprego”.

Na presente data, acrescenta a CIMRL, a Região de Leiria regista uma disponibilidade imediata e de urgência para 200 cidadãos. “Com o registo de mais ofertas municipais, da sociedade civil, IPSS e empresas, será expectável que nos próximos dias se alcance o objetivo de disponibilizar apoio a cerca de um milhar de cidadãos refugiados da Ucrânia”, adianta a instituição, na nota hoje divulgada.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados