Assinar
Figueiró dos Vinhos

Escultura em miradouro das Fragas de São Simão valoriza “Territórios de Pedra”

Obra, da autoria de Joana Alves, é uma das oito que vão ser distribuídas pelos concelhos de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, no âmbito de uma rede de cooperação cultural.

É no topo das Fragas de São Simão, a partir de um dos miradouros do passadiço que permite observar toda a natureza que existe em redor, que está colocada a escultura “Na Terra dos Sonhos”.

A obra, da autoria de Joana Alves, mestre em Escultura Pública, representa “uma escultura figurativa de uma simples criança que contempla a sua terra” e surge no âmbito do projeto “Territórios de Pedra”, uma rede de cooperação cultural entre os municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, que visa a valorização da pedra, produto endógeno da região, e as tradições oficinais a ela associadas.

Em comunicado de imprensa, a autarquia de Figueiró dos Vinhos explica que a “execução da obra pretende demonstrar um misto de otimismo, inocência, honestidade e profunda ligação à terra, convidando o visitante a passear ao ar livre, a ficar mais perto da natureza, a contemplar os horizontes em torno dela e a maravilhar-se com os horizontes, as texturas, as cores, a beleza da vida rural na terra dos sonhos”.

Fotos: CMFV

“Eterniza-se, assim, pelas mãos de Joana Alves, uma identidade territorial, salientando o forte espírito naturalista da região, valorizando o passado e potenciando o contemporâneo. Uma obra de arte colocada num local incomum, em comunhão com a natureza e ao alcance de todos, deixando para as gerações vindouras um registo do nosso património arquitetónico, natural e paisagístico”, acrescenta a mesma nota.

Territórios de Pedra quer criar circuito de escultura na região de Leiria

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.