Assinar
Sociedade

Faleceu o advogado José Pereira dos Santos

Natural de Colmeias, José Pereira dos Santos destacou-se, além da advocacia, por uma forte participação cívica e partidária.

José Pereira dos Santos, advogado natural de Colmeias, faleceu durante a noite desta quarta-feira, dia 2, em casa, nos Pousos, segundo informação de amigos e familiares.

O advogado foi vítima de cancro e estava a fazer tratamento em regime ambulatório.

Nascido em 1959, em Feijão, naquela freguesia de Leiria, José Pereira dos Santos era filho de operários emigrantes em França, estudou nos colégios de Albergaria dos Doze, Cernache e no colégio Nun’Álvares, em Tomar.

Licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa e começou a exercer advocacia em abril de 1987, inscrevendo-se na Ordem dos Advogados em Coimbra e em Paris, onde detinha também escritório, a par com Lisboa. Fez parte do Conselho Diretivo, da Assembleia de Representantes e da direção da Associação Académica de Direito com António Costa, Eduardo Cabrita e José Apolinário.

Além da advocacia, José Pereira destacou-se ao nível da participação cívica e partidária: era membro da Assembleia Municipal de Leiria e colaborou inúmeras vezes com o REGIÃO DE LEIRIA, através de artigos de opinião e crónicas sobre gastronomia. Na noite das últimas das eleições autárquicas, em setembro de 2021, foi comentador residente a partir da redação do REGIÃO DE LEIRIA.

José Pereira dos Santos, à direita, foi comentador residente nas últimas eleições autárquicas, em setembro de 2021 Foto: Joaquim Dâmaso

Com um gosto enorme pela gastronomia, José Pereira chegou a ser proprietário do restaurante Tavares Rico, em Lisboa. No contexto empresarial, estava também ligado ao ramo imobiliário, desde 1997.

Para o colega e amigo Luís Oliveira, também advogado, que privou de perto com Pereira dos Santos, ficam guardadas inúmeras lembranças. “Perdi um dos meus grandes amigos, um colega e uma pessoa culta”, indicou com pesar ao nosso jornal.

Numa nota de pesar emitida durante esta manhã, o Município de Leiria destaca o “importante contributo” de José Pereira dos Santos para o desenvolvimento da cidade e recorda o advogado como “um intransigente defensor dos valores democráticos”.

(Notícia atualizada às 11h45 de 3 de março de 2022 com a nota de pesar da Câmara de Leiria)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados