Assinar
Pombal

Roteiro literário une Pombal, Castanheira de Pera e Sertã

Afonso Cruz, Miguel Real, Maria do Rosário Pedreira ou Álvaro Laborinho Lúcio são alguns dos escritores envolvidos no projeto.

Obra inclui a história das estátuas edificadas nos três concelhos

Numa iniciativa inédita, o município de Pombal, em parceria com os municípios de Castanheira de Pera e Sertã está a desenvolver um roteiro literário que promete não deixar ninguém indiferente a estes territórios. O objetivo é criar um livro com a colaboração de vários autores portugueses e oferecer um roteiro que convide, turistas e locais, a visitar e a permanecer nos locais representados, promovendo assim a sua atratividade turística, a valorização do património cultural e histórico e a coesão territorial.

A obra tem como premissa as estátuas edificadas nos três municípios que estão escolhidas pelos escritores e será apresentada em forma de mapa de narrativas livres, onde cada autor oferece a sua identidade, enquanto escritor, ao território que lhe foi atribuído.

Antes de começarem a escrever, os autores tiveram a oportunidade de visitar cada concelho, durante um dia, para observar e aprender sobre a história da estatuária e do espaço envolvente.

Pombal recebeu os autores Afonso Cruz, Cristina Drios e Cristina Taquelim. Em Castanheira de Pera, estiveram presentes Miguel Manso, Miguel Real, Paulo Moreiras e Pedro Seromenho. Os escritores David Machado, Renato Filipe Cardoso e Rosário Pedreira deslocaram-se à Sertã. Álvaro Laborinho Lúcio fará a ponte e combinação entre os textos e os territórios.

Nas palavras da curadora do roteiro, Mafalda Milhões, este será um roteiro “poético e emocional” e “um convite para uma viagem guiada pela curiosidade, que confunde a ficção e o real, levando os autores a transportarem-nos pelos territórios, através do exercício da escrita”. Ainda sem data de publicação prevista, sabe-se que o roteiro será lançado em breve e que vai integrar a rota “Olhares e Contares do Lado de Lá” que faz parte do projeto “5 sentidos”, um roteiro com eventos e experiências de estímulo à perceção sensorial que abrange os mesmos territórios.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados