Assinar
Marinha Grande

Escola de impressão 3D abre trabalhos de congresso sobre materiais na Marinha Grande

Além da escola, “debate os mais recentes desenvolvimentos técnicos e científicos em ciência e engenharia de materiais e áreas similares”

O XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) começa este domingo, dia 10, no Centro Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politécnico de Leiria, na Marinha Grande, com uma Escola de Páscoa de Fabricação Aditiva (impressão 3D).

Além da escola, o congresso Materiais 2022 promove “um programa científico de debate em torno dos mais recentes desenvolvimentos técnicos e científicos em ciência e engenharia de materiais e áreas similares”.

Engloba também o XI Simpósio Internacional de Materiais e o II Encontro Ibérico de Ciência dos Materiais, sendo que o primeiro “abranger todas as áreas de materiais – funcionais, estruturais e processamento -, bem como caracterização e modelação”.

É no âmbito do XI Simpósio Internacional de Materiais que decorre a escola dedicada à fabricação aditiva e, “pela primeira vez, realiza-se também uma sessão especial sobre polímeros e sustentabilidade”, explica em comunicado o Politécnico de Leiria.

A escola, promovida pelo CDRSP/Politécnico de Leiria, SPM e Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro, pretende “contribuir para a expansão da ciência e tecnologia de fabricação aditiva na academia e na indústria, através da disseminação de conhecimento, envolvendo materiais, processos e produtos de valor acrescentado”.

Constitui-se também como ”um fórum que reunirá estudantes, investigadores em diferentes fases da sua carreira, professores e profissionais da indústria, onde os fundamentos, avanços recentes e aplicações em fabricação aditiva estarão em foco”. O programa é composto por sessões teóricas, laboratoriais e experimentais.

O Materiais 2022 – programa completo aqui – “proporciona o fórum ideal para investigadores, engenheiros e empresas partilharem as suas últimas descobertas, soluções de ponta e perspetivas futuras na área da ciência e engenharia de materiais”, segundo a organização.

Durante o Materiais 2022, é atribuído o Prémio SPM Carreira e Reconhecimento, que “distingue, incentiva e promove atividades de investigação e desenvolvimento de destaque na área dos materiais em Portugal”.

O congresso decorre sob o lema “Transformar o Futuro” até quarta-feira, dia 13, e a sessão oficial de abertura está agendada para a segunda-feira anterior, no auditório do Teatro Stephens.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.