Assinar
Desporto

Festa Basquetebol: Seleções de Leiria estreiam-se esta manhã em campo

As quatro seleções distritais de Leiria vão disputar dois jogos cada uma, entre as 10h20 e as 19h40.

A comitiva de Leiria na chegada a Albufeira

Se dúvidas houvesse sobre o quanto os atletas querem marcar presença na Festa do Basquetebol Juvenil (FBJ), em Albufeira, no distrito de Faro, elas dissiparam-se com o prolongar do primeiro dia do evento.

Após uma longa viagem entre a estação ferroviária de Pombal e o sul do país, a comitiva seguiu para a habitual cerimónia de abertura das FBJ, ao final do dia de ontem, sábado.

As seleções das 18 associações distritais participantes desfilaram a partir do centro da cidade de Albufeira até chegarem à Praça dos Pescadores.

Foi aí que tiveram oportunidade de conhecer e ouvir os representantes das diversas entidades envolvidas na organização das FBJ.

Entre os discursos, destaca-se o do presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FBJ) que classificou aquele momento como mágico, após dois anos de interregno do evento por causa da pandemia.

Agentes desportivos em pose para a fotografia com Blitz e Tiry, as mascotes da Federação Portuguesa de Basquetebol

Manuel Fernandes deixou uma “saudação especial” aos pais e encarregados de educação ali presentes que “suportam e dão um grande apoio aos filhos”.

O dirigente reservou ainda um espaço na sua intervenção para deixar uma mensagem aos atletas: “Jogadores e jogadoras, é um privilégio para vocês, tantos e tantas que gostavam de estar aqui e de representar a sua seleção e não podem porque outros mais aptos foram escolhidos, que foram vocês”.

Já a terminar, sublinhou que todos os jovens “estão convocados para saírem daqui com novas amizades, novos amigos e novas amigas, mas também para jogar com entusiasmo, paixão, e lutar pela vitória sempre com fairplay e espírito de equipa”.

Após a cerimónia, todas as equipas se deslocaram às duas cantinas escolares onde, ao longo do evento, serão servidos os almoços e jantares. Por fim, chegou o merecido descanso e os atletas preparam-se para a entrada em campo.

Primeiros jogos são decisivos para definir futuro na competição

Este domingo, dia 10, arranca o primeiro dia de competição em Albufeira e as quatro seleções distritais de Leiria vão estar duas vezes em campo cada uma.

O objetivo? Vencer todos os jogos para garantir a manutenção na divisão B e, eventualmente, partir para a disputa à subida para a divisão A.

A seleção sub-14 masculina é uma das primeiras a entrar em campo, às 10h20, contra o Alentejo, no pavilhão Escola EB23 Profª Diamantina Negrão. A equipa regressa àquele pavilhão às 18h20 para jogar com Viana do Castelo.

Também às 10h20, a seleção sub-16 feminina disputa a bola com o Alentejo, no pavilhão da escola Secundária de Albufeira. Às 18h20 enfrentam Bragança, no mesmo campo.

A seleção sub-14 feminina estreia-se em campo às 11h40, com Coimbra, no pavilhão Dr. Francisco Cabrita. As duas equipas voltam a encontrar-se às 15h40, para a segunda volta, com encontro marcado no mesmo pavilhão.

Por fim, a seleção sub-16 masculina defronta a Guarda, às 11h40, no pavilhão desportivo dos Olhos de Água. No mesmo local, a equipa encontra-se com o Alentejo, às 19h40.

O REGIÃO DE LEIRIA está a acompanhar o evento em permanência a convite da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Associação de Basquetebol de Leiria. Siga os desenvolvimentos no site do nosso jornal, em www.regiaodeleiria.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.