Assinar
Desporto

Festa do Basquetebol: Presença da família dá confiança extra aos atletas

José Maia é ex-atleta da seleção distrital de Leiria e agora acompanha o filho, jogador dos sub-14.

José Maia e Célia Honório estão a acompanhar os jogos do filho, em Albufeira

Há mais de 30 anos, José Maia representou a seleção distrital de Leiria na Festa de Basquetebol Juvenil (FBJ) e está agora em Albufeira para acompanhar o filho, Tiago Maia, jogador dos sub-14.

“Eu passei por isto quando era jovem, sei perfeitamente o que isso significa para os miúdos e as recordações com que vão ficar para o resto da vida”, conta José Maia ao REGIÃO DE LEIRIA.

O ex-atleta, que é agora treinador de sub-14 no Sporting Clube Marinhense, onde treina o filho, confessa que tem saudades desses momentos, mas fica contente com a passagem de testemunho: “Vermos os nossos filhos darem o seguimento, neste caso do pai, é giro ver”, afirma.

A paixão pelo basquetebol é transversal à família e além do pai, Tiago Maia conta com o apoio da mãe, Célia Honório, e do irmão mais novo em Albufeira, onde decorrem as FBJ, até dia 14.

Esta é a primeira vez que o jogador de 13 anos está fora de casa, sem a companhia em permanência dos pais, mas a presença deles dá uma confiança extra.

“Como temos possibilidade de estar presentes ao pé dele acho que é super importante, também para lhe dar confiança e nós adoramos vê-lo”, sublinha José Maia.

Célia Honório acrescenta que “quer para os pais, quer para ele, há um conforto maior em estarem todos por aqui e acompanharem-se uns aos outros”.

Quanto a expetativas para a competição, os pais querem ver “jogo a jogo”, mas admitem que “as vitórias são sempre mais importantes que as derrotas”. “Moralmente, para eles é muito importante ganhar”, completa José Maia.

E se as vitórias são importantes, a Festa do Basquetebol Juvenil começou com o pé direito para a seleção sub-14 masculina. Esta manhã, venceu o Alentejo por 62-29,  no pavilhão Escola EB23 Profª Diamantina Negrão.

O REGIÃO DE LEIRIA está a acompanhar o evento em permanência a convite da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Associação de Basquetebol de Leiria. Siga os desenvolvimentos no site do nosso jornal, em www.regiaodeleiria.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.