Assinar
Desporto

Festa do Basquetebol: Sensação de missão cumprida e (muito) cansaço na hora da despedida

Albufeira recebeu, entre 9 e 14 de abril, mais de 800 jovens atletas.

A cerimónia de encerramento ficou marcada por um calor intenso

O último dia da Festa do Basquetebol Juvenil (FBJ), em Albufeira, já vai longo para a comitiva de Leiria, que está, desde o início da tarde, a efetuar a viagem de regresso até à estação ferroviária de Pombal.

O dia começou cedo, pelas 8 horas, momento em que atletas, equipas técnicas, direção e outros elementos – num total de 71 pessoas – deixaram o alojamento em direção ao pavilhão municipal de Albufeira, onde assistiram às finais da FBJ.

As comitivas das 18 associações distritais participantes deslocaram-se depois, ao final da manhã, até ao estádio municipal de Albufeira para assistir à cerimónia de encerramento, que decorreu junto ao relvado.

Habitualmente, a cerimónia decorria no pavilhão municipal, mas devido às restrições provocadas pela pandemia foi necessário deslocá-la para um recinto ao ar livre conhecido pela prática de futebol.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), salientou o “empenho, dedicação e convergência de objetivos” de todos os elementos da organização que possibilitaram o sucesso da competição.

Deixou também uma mensagem às famílias dos atletas: “Um cumprimento especial para as famílias e em especial aos pais, é importantíssimo o apoio que dão aos vossos filhos”.

O dirigente lançou ainda o início da contagem decrescente para a próxima edição e alertou os atletas para que “é preciso treinar mais e melhor, mas a coisa mais importante para ser uma modalidade de referência é o comportamento ético”.

Já o diretor executivo da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) Europa disse estar “muito contente por ver aqui que isto não são apenas jogos em campo, mas muito mais atividades em redor disso”.

Kamil Novák garantiu que, através de si e da instituição europeia, toda a Europa ficará a conhecer a FBJ, através de conteúdos de produção que serão lançados, nos próximos dias, na página de internet da FIBA.

Na cerimónia de encerramento da FBJ foi apresentado o novo logótipo para a próxima edição

Na cerimónia marcaram ainda presença o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, o presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, natural de Pombal, Vítor Pataco, o vice-presidente da Câmara de Albufeira e também vereador do Desporto, Cristiano Cabrita, e outras personalidades do mundo do desporto.

O momento ficou ainda marcado pelo calor intenso sentido nas bancadas, a partir das quais as comitivas assistiram aos discursos dos representantes desportivos e entrega de distinções, medalhas e troféus aos atletas.

Alguns elementos tiveram mesmo que abandonar o recinto antes do final da cerimónia, devido à intensa exposição solar.

Após o almoço, pelas 14 horas, o comboio partiu da estação de Ferreiras, em Albufeira, com as comitivas. No interior, quase uma hora e meia depois da partida, o ambiente é de silêncio e descanso.

Os dias longos e de grande exigência desportiva transformam-se agora num merecido descanso. Para trás fica a sensação de missão cumprida e de dedicação máxima aos objetivos propostos. Para o futuro seguem novas amizades e boas memórias para todos os elementos da comitiva leiriense.

O REGIÃO DE LEIRIA acompanhou a FBJ, em Albufeira, a convite da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Associação de Basquetebol de Leiria, ao longo dos últimos dias, e divulga as conquistas e feitos das equipas leirienses nesta página.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.