Assinar
Desporto

João Pedro Silva e David Rosa cumprem novo mandato na Comissão de Atletas Olímpicos

Atletas olímpicos elegeram nova estrutura para mandato 2022-2025. Dois atletas da região de Leiria permanecem, outros dois saem.

Tokyo2021

Diana Gomes foi eleita, esta terça-feira, como a nova presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), organismo a que pertencem dois atletas olímpicos da região: João Pedro Silva e David Rosa.

O nadador Alexis Santos será o vice-presidente e o velejador José Costa o secretário-geral do organismo. Estes cargos foram atribuídos de acordo com o regulamento da CAO, por decisão dos nove membros eleitos para o período 2022-2025.

A judoca Catarina Costa tinha sido a mais votada entre os 15 candidatos à CAO, com 53 votos, seguida do canoísta Emanuel Silva, com 52 votos, mas o velejador José Costa, que tinha sido o terceiro mais mencionado entre os 84 votantes na primeira seleção, acabou por ser o único a ocupar um cargo neste trio de funções de maior destaque.

O triatleta natural da Benedita, João Silva, conseguiu 45 dos votos, enquanto o ciclista de Fátima David Rosa arrecadou 38 votos. Ambos já integravam a CAO. Completam o grupo de nove elementos da nova estrutura as atletas Marta Pen e Cátia Azevedo.

Outro atleta da região de Leiria, o triatleta de Caldas da Rainha João Pereira, que estava no anterior mandato, também concorreu a um lugar na Comissão mas os 30 votos recebidos não foram suficientes para a sua eleição.

Da anterior comissão saem Telma Santos, atleta de badminton natural de Peniche, mas também o antigo velejador João Rodrigues, que deixa o cargo de presidente, Susana Feitor e Jessica Augusto, do atletismo, e Rui Bragança, do taekwondo.

A Comissão de Atletas Olímpicos é uma entidade integrada no Comité Olímpico de Portugal (COP), constituída por atletas participantes nos Jogos Olímpicos, no ativo ou retirados, que tenham participado nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos.

Constituída por nove atletas olímpicos, eleitos pelos seus pares, cabe à CAO representar os direitos e interesses dos atletas junto do COP e demais entidades do sistema desportivo nacional e internacional.

A tomada de posseda nova estrutura está agendada para 3 de maio, às 12 horas, na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.