Assinar
Marinha Grande

Marinha Grande aprova novo plano para enfrentar fogos florestais

O documento foi aprovado após a instalação da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Está aprovado um novo plano que pretende minimizar a probabilidade de incêndio florestal na Marinha Grande. Recorde-se que os incêndios florestais marcaram a história recente do concelho. Em outubro de 2017, um fogo de grandes dimensões consumiu cerca de 86% da área do Pinhal de Leiria.

O documento foi aprovado dia 13, após a instalação da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais da Marinha Grande.

De acordo com o município, após a instalação da comissão, foi aprovado, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal 2022 (POM 2022).

A reunião, adianta nota municipal divulgada esta segunda-feira, foi realizada no auditório do Centro Empresarial, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, tendo ainda participado o vereador da Proteção Civil, António Fragoso Henriques, o coordenador municipal de proteção civil, técnico do Gabinete Técnico Florestal e do Serviço Municipal de Proteção Civil, bem como os representantes das diversas entidades na CMGIFR.

O POM 2022 foi apresentado pelo Serviço Municipal de Proteção através do técnico do Gabinete Técnico Florestal, tendo sido enumerados, descritos e contabilizados os meios e os recursos humanos incluídos no dispositivo operacional, adianta a mesma nota.

O plano descreve “os procedimentos de atuação e as funções específicas dos vários agentes envolvidos nos domínios da prevenção, fiscalização, vigilância, deteção, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo”.

O plano está disponível para consulta no site da autarquia da Marinha Grande.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.