Assinar
Mercado

Politécnico de Leiria reúne tecido empresarial em encontro internacional

A internacionalização de empresas é discutida em diversos painéis nos próximos dias 2 e 3 de maio, na Nerlei, em Leiria.

A sessão de abertura, no dia 2, está prevista para as 14 horas

Envolver o tecido económico das regiões, juntando a vertente empresarial ao ensino superior politécnico, é o principal objetivo do Encontro de Internacionalização de Empresas, que este ano é organizado pelo Politécnico de Leiria no edifício da Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria.

A terceira edição do evento arranca já no próximo dia 2 de maio, para dois dias dedicados à discussão de oportunidades de internacionalização de empresas e ao papel do ensino superior neste âmbito.

A sessão de abertura está prevista para as 14h30 e conta com intervenções de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Maria José Fernandes, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e Nuno Mangas, presidente do COMPETE.

“Transferência de conhecimento: as instituições de ensino superior e o seu papel na conexão internacional”, “A importância das Universidades de Ciências Aplicadas para a internacionalização das regiões”, “Internacionalização de empresas – perspetiva das empresas” são os tópicos em análise durante a tarde, por diversos oradores.

O dia termina com um jantar conferência, às 20 horas, sobre “oportunidades para a internacionalização das empresas”, abordadas pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, natural de Ourém.

Na terça-feira, dia 3, o encontro arranca às 10 horas com uma conversa em torno da “Internacionalização de empresas – perspetiva das unidades de investigação e incubadoras”. Juntam-se para trocar ideias Sara Proença (diretora da INOPOL – Academia de Empreendedorismo), Eduarda Fernandes (da Startup Leiria), Olinda Sequeira (do Centro do Investigação em Cidades Inteligentes), Maria Manuel Gil (coordenadora do MARE), Maria Pedro Guarino (coordenadora do CiTechCare) e Artur Mateus (subdiretor do CDRSP).

Segue-se um painel dedicado à perspetiva dos diplomados, com intervenções de cinco oradores, e uma apresentação de Paula Casari Cundari (diretora de relações internacionais da Universidade Feevale, no Brasil), acerca da integração de ecossistemas para potenciar a internacionalização de empresas.

A partir das 14 horas, estão agendadas visitas a empresas e unidades de investigação, nomeadamente a DRT Group, em Leiria, e a MatCerâmica – Fabrico de Loiça, na Batalha.

A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição prévia, mediante o preenchimento de um formulário.

O programa completo está disponível aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados