Assinar
Marinha Grande

S. Pedro de Moel e Praia Velha ganham Bandeira Azul

Há mais 19 praias e três embarcações galardoadas na regiao na época balnear de 2022.

Joaquim Dâmaso

As praias de São Pedro de Moel e Praia Velha, no concelho da Marinha Grande, foram galardoadas com a Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), num anúncio feito esta quinta-feira.

Portugal conta este ano com 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021, com um aumento de praias fluviais distinguidas com o galardão. Dessas, 24 dizem respeito à região de Leiria, das quais três correspondem a embarcações.

A principal novidade na lista das praias está relacionada precisamente com a entrada das praias do concelho da Marinha Grande, facto que acontece pela primeira vez em 23 anos.

As restantes 19 praias são repetentes. Osso da Baleia (Pombal) Pedrogão-Centro e Pedrogão-Sul (Leiria), Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto (Alcobaça), Nazaré e Salgado (Nazaré), Agroal (Ourém), Foz do Arelho – Lagoa e Praia do mar (Caldas da Rainha), Bom Sucesso e Rei Cortiço (Óbidos), Baleal Norte, Baleal Sul, Cova de Alfarroba, Gâmboa, Medão, Supertubos, Consolação e S. Bernardino, em Peniche, compõem a lista da região.

Há ainda três embarcações de ecoturismo galardoadas na região, todas estacionadas na Marina da Nazaré: Argus, Bennu e Roaz.

Em comunicado, o presidente da Câmara da Marinha Grande congratula-se “com a atribuição da Bandeira Azul a São Pedro de Moel e Praia Velha, na sequência da nossa decisão de voltar a formular a candidatura a este programa, o que não acontecia há 23 anos”. “Trata-se de uma distinção importante do ponto de vista ambiental e turístico, que avalia critérios como natureza ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental”, refere o autarca Aurélio Ferreira.

O presidente acrescenta que, “em função do resultado obtido com as duas primeiras praias candidatadas, para a época balnear de 2022, é objetivo do Município desenvolver ações, para que nos próximos anos possa candidatar as restantes praias do concelho (Praia da Vieira e Pedras Negras), com critérios de elegibilidade, ao Programa Bandeira Azul”.

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é assinante, entre com a sua conta. Entrar