Assinar
Sociedade

CLAIM de Leiria atendeu 719 migrantes no primeiro ano em funcionamento

Os atendimentos prenderam-se com questões de legalização, articulação com outras entidades e apoio social.

O CLAIM de Leiria foi inaugurado a 13 de maio de 2021

O Centro de Apoio Local à Integração de Migrantes (CLAIM) de Leiria atendeu 719 pessoas desde a sua abertura, em maio de 2021, sendo, na sua maioria, utentes vindos do Brasil e da Ucrânia.

Segundo dados da Câmara de Leiria, do total de pessoas atendidas, 60% (421) são do sexo feminino e de nacionalidade brasileira e ucraniana.

Desde a inauguração, a 13 de maio de 2021, o CLAIM de Leiria efetuou 810 atendimentos que disseram respeito a questões de legalização (358), articulação com outras entidades (316) e apoio social (136).

Numa nota de imprensa, a autarquia recorda que o centro, coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), “tem como objetivo apoiar o processo de acolhimento e de integração da população migrante, promovendo simultaneamente a interculturalidade a nível local”.

“Numa aposta contínua na área social, o município encontra-se a elaborar o Plano Municipal para a Integração de Migrantes, financiado pelo ACM, que permitirá adequar as respostas às necessidades reais da comunidade, com promoção do intercâmbio cultural através de ações para e com as comunidades que vivem em Leiria”, completa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados