Assinar
Saúde

Dia Mundial da Fibromialgia assinalado com convívio em Leiria

No próximo dia 14, pelas 16 horas, há encontro marcado nas Galerias Jardins do Lis. É necessária inscrição prévia.

A 12 de maio comemora-se o Dia Mundial da Fibromialgia, doença reumática que afeta cerca de 1,7 % da população. Para assinalar a data, a APJOF – Associação Portuguesa de Fibromialgia vai promover convívios em Leiria, Aveiro, Évora, Guimarães e Lisboa.

Os convívios estão marcados para dia 14, às 16 horas. Em Leiria, o encontro acontece nas Galerias Jardins do Lis. A participação é gratuita, mas carece de inscrição, através do preenchimento de um formulário.

A associação pede ainda a quem se quiser juntar à causa, que leve uma peça de roupa ou adereço de cor roxa ou branca, em representação da doença.

Antes, no dia 12, a APJOF vai realizar um seminário online pelas 21 horas. “Fui diagnosticado com Fibromialgia. E agora?” é o mote da conversa com a reumatologista Renata Aguiar.

Durante a sessão, será também apresentado um projeto destinado a quem foi diagnosticado há pouco tempo com a doença, de forma a ajudar a ultrapassar os medos e dúvidas, lê-se em nota de divulgação do evento.

O webinar tem transmissão em direto na página de Facebook da Associação Portuguesa de Fibromialgia.

A Fibromialgia é a segunda doença reumática que em Portugal causa mais incapacidade e apesar de ter sido reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde, “ainda há muitos médicos que não acreditam na existência desta patologia”, evidencia Joana Vicente, presidente da direção da associação.

Por consequência, os diagnósticos e acesso à terapêutica são tardios e também “não existe qualquer apoio legislativo a nível laboral, escolar e na saúde” para estas pessoas. É, portanto, “urgente mais sensibilização/literacia para a sociedade”, de forma a haver “uma melhor aceitação e legislação da patologia, defende.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.