Assinar
Saúde

Linha de apoio disponibiliza “voz amiga” para doentes com fibromialgia

A iniciativa, dinamizada por voluntários, é da Associação Portuguesa de Fibromialgia, sediada em Leiria.

A fibromialgia afeta cerca de 1,7% da população em Portugal

A linha de apoio da Associação Portuguesa de Fibromialgia (APJOF), sediada em Leiria, funciona às quintas-feiras e sábados, entre as 17 e as 20 horas, através do número 913 535 311.

Nos restantes dias da semana, a associação pode ser contacta por mensagem via Whatsapp.

Administrada por voluntários, a linha foi criada para prestar apoio aos doentes com fibromialgia e ajudar a esclarecer dúvidas.

A direção da associação explica que não são prestados, através da linha, conselhos médicos, podendo questões urgentes ser remetidas pelo email info.apjof@gmail.com.

Segundo a APJOF, a fibromialgia afeta cerca de 1,7% da população, sendo “a segunda doença reumática que, em Portugal, causa mais incapacidade”.

Caracterizada por “dor músculo-esquelética generalizada e difusa” e por “um aumento da sensibilidade a uma variedade de estímulos que podem causar dor e desconforto”, a fibromialgia é mais frequente em mulheres.

Não sendo conhecidas as causas, sabe-se que o stress, as doenças autoimunes e endócrinas, bem como traumas físicos e psicológicos são fatores de risco.

Apesar de ter sido reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde, “ainda há muitos médicos que não acreditam na existência desta patologia”, refere Joana Vicente, presidente da direção da associação.

Por consequência, os diagnósticos e acesso à terapêutica são tardios e também “não existe qualquer apoio legislativo a nível laboral, escolar e na saúde” para estas pessoas. É, portanto, “urgente mais sensibilização/literacia para a sociedade”, de forma a haver “uma melhor aceitação e legislação da patologia, defende.

Criada em 2016, a associação tem por objetivos sensibilizar a comunidade para a importância do diagnóstico e tratamento precoces, reclamar medidas legislativas que garantam aos doentes apoios a nível laboral, escolar e na Saúde.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.