Assinar
Caldas da Rainha

ESAD celebra 30 anos com uma semana de atividades

Entre 23 e 29 de maio, a Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha, é palco de exposições, oficinas, aulas abertas, concertos, performances e muito mais.

Politécnico de Leiria

A pandemia de Covid-19 adiou a celebração de três décadas de atividades da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), das Caldas da Rainha. Mas agora que abrandou, a escola prepara-se para comemorar em grande, com programação para uma semana.

Entre os dias 23 e 29, há mais de 50 atividades para descobrir na ESAD, nomeadamente conferências, seminários, lançamento de livros, concertos, oficinas e aulas abertas.

A semana arranca na próxima segunda-feira, dia 23, com um aula aberta sobre fotografia analógica por Veronica Cotter, Kevin Graham e Luciana Leite; a apresentação do livro “A modo de selfie” da curadora Ana Lama; uma performance-caminhada conduzida por Virgínia Mota; uma conversa em torno da gestão cultural e uma oficina de voz sobre dobragens.

Na terça-feira, dia 24, começa a “Feira de Autor”, que se estende até dia 26; há workshops sobre porcelana e eco-ourivesaria, cartografia coletiva e realidade virtual; conferências; bem como uma oficina de voz de teatro radiofónico.

Destaque para a inauguração da exposição do ano, “O eu na vida de todos os dias”, no dia 25, pelas 17 horas. Trata-se de uma mostra coletiva com trabalhos de todos os estudantes finalistas da ESAD, que pretende abordar a “importância das interações sociais” e como “o indivíduo gere a apresentação da própria personalidade”, explica a instituição em nota de imprensa.

Nas obras patentes nesta exposição são utilizados substitutos à presença dos próprios estudantes, como pistas e símbolos “que refletem a memória individual e coletiva dos mesmos”.

A exposição pode ser visitada até dia 29, entre as 10 e as 18 horas.

Ainda na quarta-feira, dia 25, as turmas do 1º ano dos mestrados em Design de Produto e Design Gráfico fazem a análise crítica dos próprios projetos de investigação, através de um formato de debate inovador: o Design Trial. Entre as 10 e as 17 horas, na Esplanada do Bar. A atividade repete-se dia 26.

No mesmo dia, às 16 horas, é lançado um glossário e audioguia, criado a partir dos objetos, imagens, ideias e sentidos intuídos do processo de criação adjacente à exposição “Dancer-Danger — Sobre movimento, emoção e imaginação” – coletiva dos alunos finalistas da licenciatura em Artes Plásticas 2020/2021.

Até ao final da semana, acontecem mais aulas abertas, workshops e conferências, Miguel Carvalhais lança o livro “Art and Computation” (dia 26), há teatro e uma festa no dia 27, às 18 horas, com animação garantida pelo dj Hello Kitty.

Note-se que os workshops, as aulas abertas e as atividades com estudantes de anos anteriores, são reservadas aos alunos da ESAD. As restantes são abertas a toda a comunidade e de entrada livre.

Consulte o programa completo aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados