Assinar
Ambiente

Mata dos Marrazes e Praia do Pedrógão com ações de voluntariado contra plantas invasoras

As duas iniciativas integram a semana ibérica dedicada ao controlo das espécies invasoras, entre as quais a erva-das-pampas.

A Mata dos Marrazes acolhe este sábado uma atividade aberta a voluntários que visa o controlo de plantas invasoras. Os interessados têm encontro marcado às 10 horas, no campo de futebol da Aldeia do Desporto.

A próxima ação aberta ao público acontece dia 28 de maio na Praia do Pedrógão, com ponto de encontro no parque de estacionamento da praia sul. As inscrições devem ser efetuadas através do email cia@cm-leiria.pt

As duas iniciativas, organizadas pelo Centro de Interpretação Ambiental (CIA) e divisão do Espaços Verdes da Câmara de Leiria, são dinamizadas no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras, Portugal & Espanha (SEI 2022), projeto ibérico promovido em Portugal pela Rede InvECO – Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, associada à SPECO, pela Plataforma Invasoras.pt e pelos projetos ibéricos Life Stop Cortaderia e Life Invasaqua.  

Ao longo da semana, vão ser desenvolvidas diversas atividades, algumas com participação de escolas do concelho, sendo objetivo chamar à atenção para “os graves problemas que as espécies invasoras vegetais e animais causam em ecossistemas e habitats” da região. 

No concelho de Leiria, as espécies vegetais constituem o foco da intervenção, que arrancou no ano passado com atividades de educação, sensibilização e de controlo de Chorão-das-praias na Praia do Pedrógão.  

A autarquia lançou entretanto o projeto Leiria Sem Invasoras, alargando aquela aposta a “novas parcerias, a outros habitats e ecossistemas ameaçados, a locais críticos de propagação, e a mais pessoas a quem pretende chegar com este tema”, refere em comunicado. 

O município aderiu ainda à Carta de Estratégia Transnacional contra a Cortaderia Selloana – Life Stop Cortaderia, comprometendo-se a tomar medidas para o controlo desta espécie invasora, mais conhecida por Penacho ou Erva-das-Pampas.

Está neste âmbito também prevista uma ação de controlo recorrendo à remoção mecânica de Cortaderias numa das zonas críticas de propagação da espécie. 

Mais informações sobre o projeto e o programa de atividades da Semana Ibérica podem ser consultadas no site da SPECO ou junto do CIA pelo telefone 969 322 015.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados