Assinar
Leiria

Mercado Municipal de Leiria reabre em junho

O atraso na reabertura, que já tinha sido anunciada para abril, deve-se à “necessidade de terminar arranjos e acabamentos”.

Os trabalhos do Mercado Municipal de Leiria incluíram a cobertura, o revestimento exterior dos edifícios e a envolvente exterior Fernando Rodrigues

A requalificação do Mercado Municipal de Leiria, investimento de 3,7 milhões de euros, vai ser mostrada ao público no dia 4 de junho, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes.

A 8 de março, na reunião de Câmara, Gonçalo Lopes tinha anunciado a reabertura do mercado em abril. Esta terça-feira, dia 3, o autarca explicou que o atraso se deve à necessidade de terminar os arranjos e acabamentos, “essencialmente, nas questões elétricas e nas questões dos próprios operadores montarem as suas lojas”.

“Estabilizámos com as pessoas que irão ter as suas operações económicas lá esta data, que é um sábado, um dia de mercado”, adiantou Gonçalo Lopes, garantindo estar “já quase tudo concluído”.

Segundo informação enviada em março à Lusa, a consignação dos trabalhos do Mercado Municipal, que contempla os dois imóveis que “constituem o conjunto edificado” desta estrutura, foi feita em abril de 2019, por cerca de 3,4 milhões de euros, acrescidos de IVA, tendo um prazo de execução de um ano.

O valor total da obra, “considerando o valor contratual inicial ao qual se somam trabalhos complementares e se subtraem os trabalhos a menos”, é na ordem de 3,7 milhões de euros, mais IVA.

“O aumento do prazo de obra deveu-se à descoberta de factos de degradação estrutural que não foram detetados durante a fase de elaboração de projeto e cuja gravidade só foi possível apurar após o início das obras, com a retirada de rebocos que escondiam o verdadeiro estado de degradação da estrutura”, explicou a autarquia.

Quanto ao custo, o município explicou que o aumento “deve-se, principalmente, ao reforço estrutural adicional do edifício, uma vez que os trabalhos complementares ocorridos fora deste âmbito são normais numa obra desta dimensão e estão perfeitamente balizados nas percentagens normais e legais, previstas no Código de Contratação Pública para os mesmos”.

Os trabalhos do Mercado Municipal de Leiria incluem a cobertura, o revestimento exterior dos edifícios e a envolvente exterior, com o “estabelecimento de condições para viabilização da utilização da fachada Norte do edifício Poente e definição de espaço de esplanada na fachada Sul desse mesmo edifício”, além da “beneficiação de condições de acessibilidade para pessoas de mobilidade condicionada”.

No edifício Poente vai ficar instalada a Startup Leiria, o Mercado Municipal e o espaço de produtores, além de áreas de aprovisionamento, estacionamento, balneários, arrecadações e espaços técnicos. Já o edifício Nascente vai ser colocado à concessão.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados