Assinar
Pombal

Município de Pombal convida a descobrir a nascente do rio Ourão em caminhada

A atividade acontece este domingo, dia 15, e surge no âmbito do ciclo “Descubra o nosso concelho a caminhar”, que prevê a realização de mais quatro percursos pedestres até setembro.

Num percurso de 4,5 quilómetros, miúdos e graúdos têm a oportunidade de apreciar a nascente do rio Ourão, e não só Jomirife blogue

Descobrir a nascente do rio Ourão, na freguesia de Redinha, e toda a zona envolvente é a proposta da Câmara de Pombal para este domingo, dia 15.

Num percurso pedestre de 4,5 quilómetros, miúdos e graúdos têm a oportunidade de conhecer um pouco da história da quinta secular do Ourão e, no final, visitar o atelier Art’Lopes, dedicado à pintura de cerâmica e de azulejos, explica a autarquia em comunicado.

A caminhada pela nascente de Ourão assinala a primeira ação deste ano da iniciativa “Descubra o nosso concelho a caminhar”, que irá dinamizar mais quatro percursos pedestres, um noturno e os restantes diurnos, até setembro.

A seguinte ação está programada para 19 de junho e consiste num percurso de 7,5 quilómetros pela história dos muros de pedra da Serra de Sicó, partindo da aldeia de Ereiras, igualmente em Redinha.

A 10 de julho a caminhada ruma à zona sul do concelho, mais precisamente aos Moinhos do Picoto, em São Simão de Litém, para um itinerário de 4,5 quilómetros. Neste trajeto, é dada a conhecer a molinologia do território, “diferente das ruínas de moinhos que se encontram na região de Sicó”.

No dia 6 de agosto será realizado um percurso noturno, por ocasião das festas em honra de Nossa Senhora das Neves, em Abiul. O objetivo, explica o Município, é “explorar o património de Abiul, contando a história do Bodo e passando pelos locais associados a este evento”.

O ciclo termina a 18 de setembro com o percurso “Nasce Água”, pela Mata Nacional da Pia do Urso, que visa “dar a conhecer a história dos guardas florestais”.

Orientadas pela Culnatur – Animação Turística, as cinco caminhadas são limitadas a 20 participantes e carecem de inscrição através do contacto 912 823 396 ou do email culnatur@panoramasecircuitos.pt.

Valorizar e preservar o património natural e cultural do concelho e proporcionar estilos de vida mais saudáveis, fomentando a caminhada como “uma prática regular” são os objetivos dos percursos pedestres, que se realizam anualmente, lê-se na mesma nota de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados