Assinar
Saúde

Urgências de Pombal passam a ter médico internista 24 horas por dia

Diretora do Serviço de Urgências argumenta que a medida acrescenta segurança e qualidade

A medida está em vigor desde o início do mês, aplica-se aos sete dias da semana, mas só esta quinta-feira foi anunciada pelo Centro Hospitalar de Leiria.

Maria João Canotilho, diretora do Serviço de Urgência Geral do CHL, adianta que a medida “vem colmatar a necessidade de estar sempre presente um médico diferenciado nas emergências médicas, o que ainda não era consistente no Serviço de Urgência Básica” do Hospital Distrital de Pombal (HDP).

“O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) deliberou que as escalas do Serviço de Urgência Básica do Hospital Distrital de Pombal (HDP) passam a ter sempre a presença de um médico internista no período de 24 horas, todos os dias da semana”, aponta comunicado da unidade hospitalar.

“Esta medida já está em vigor desde o dia 1 de maio”, reforça a mesma nota.

Desta forma, os médicos internistas estão a desempenhar funções na sala de observação, “providenciam consultadoria de Medicina Interna aos médicos generalistas para doentes urgentes, previamente avaliados e estudados por aqueles, realizam a triagem para a decisão de transferência ou não para o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Leiria ou para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, no caso de necessidade de outras especialidades não disponíveis no CHL, e dão apoio à emergência/urgência interna e emergência externa”, explica o centro hospitalar.

Segundo Maria João Canotilho, citada na nota de imprensa do centro hospitalar, “a diferenciação e qualidade de cuidados mantêm-se durante todos os períodos”, situação que, explica, “permite assegurar com mais eficiência a emergência interna e externa”.

A diretora do serviço de urgências, considera que “a presença de um médico especialista é uma das medidas de qualidade que vem trazer ao HDP uma maior segurança”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados