Assinar
Sociedade

Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos e Posto de Turismo da Foz do Arelho abrem no domingo

A ecologia, biologia, história e etnologia da Lagoa de Óbidos ganham nova projeção no CILO.

Projeto dedicado à Lagoa de Óbidos tem coordenação da Liga para a Proteção da Natureza

Descobrir toda a história e vida da Lagoa de Óbidos é o convite lançado a partir do dia 12 de junho no CILO – Centro Interpretativo da Lagoa de Óbidos, projeto coordenado pela Liga para a Proteção da Natureza.

O projeto surge com a intenção de disponibilizar ao visitante da Lagoa de Óbidos informações que ajudam à interpretação do lugar e da história de relação com as comunidades locais, “ao mesmo tempo que contribuirá para a proteção, valorização e transmissão do património natural e cultural às gerações futuras”, avança a Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

O centro interpretativo é a concretização de uma proposta apresentada em 2017 pela associação caldense “Conselho da Cidade” ao Orçamento Participativo de Portugal, na área da Ciência, e conta com os municípios das Caldas da Rainha e Óbidos como parceiros.

A programação desenhada para os primeiros 18 meses do CILO pretende divulgar e estudar áreas como a ecologia, biologia, história e etnologia da Lagoa de Óbidos.

O projeto compreende atividades gratuitas dirigidas a diferentes públicos, nomeadamente ações de informação para as comunidades locais, sob a forma de debates, visitas guiadas e oficinas culturais. Será ainda construído um programa de incentivo à criação de oferta turística, em articulação com o CILO, com pacotes de experiências de contacto com o património natural e histórico-cultural da Lagoa de Óbidos, incluindo ações de capacitação e experiência piloto.

CILO funciona em instalações da Capitania, cedidas pela Direção-Geral da Autoridade Marítima, fruto de um protocolo assinado com o município das Caldas da Rainha, e é inaugurado no domingo, em paralelo com a abertura de portas do Posto de Turismo da Foz do Arelho, instalado no mesmo edifício, a partir das 12 horas, assinalando o 13º aniversário da vila.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados