Assinar
Cantinho dos Bichos

Nuno Vasco Rodrigues premiado em concurso de fotografia da ONU

Investigador do Instituto Politécnico de Leiria é o primeiro protuguês a ser premiado neste concurso.

O fotógrafo de conservação Nuno Vasco Rodrigues é o primeiro português a ser premiado na Competição de Fotografia do Dia Mundial dos Oceanos promovida pela Organização da Nações Unidas (ONU), segundo a página da Internet do evento.

“É o reconhecimento de um trabalho que desenvolvo há alguns anos em torno da conservação do mar e da criação de uma consciência para a importância dos oceanos”, afirmou Nuno Vasco Rodrigues à agência Lusa.

O também biólogo e investigador do Instituto Politécnico de Leiria candidatou-se pela primeira vez ao concurso, que se realiza desde 2015, concorrendo com oito fotografias, podendo as premiadas ser visualizadas na página United Nations Oceans Day.

Na edição deste ano da competição, obteve o segundo lugar na categoria “Revitalization”, com três fotografias captadas no verão de 2020 a sul da ilha do Pico, nos Açores.

Imagens que valeram o segundo lugar na categoria “Revitalization” ao fotógrafo e investigador. Foto: Nuno Vasco Rodrigues

Uma delas são de dois cachalotes, animais cuja caça foi proibida na década de 1980 e que são hoje uma atração turística.

As outras duas, contou o investigador, foram efetuadas quando acompanhou investigadores da Universidade dos Açores durante uma ação de recolha de lixo marinho, retratada numa das imagens, já galardoada em 2021 pela Ocean Geographic Society.

A segunda refere-se à libertação no mar, pelos investigadores, de uma tartaruga, na qual foi instalado um dispositivo de marcação, que permite recolher informações relativas, por exemplo, à sua localização, temperatura e profundidade.

Nuno Vasco Rodrigues obteve ainda o terceiro lugar na categoria “Nature Based Solutions & Ocean Discoveries”, com uma fotografia captada em outubro de 2020, durante uma expedição ao Porto Santo, na ilha da Madeira, para avaliar a biodiversidade marinha e perceber o efeito das áreas marinhas protegidas.

Imagem recebeu o terceiro lugar na categoria “Nature Based Solutions & Ocean Discoveries”. Foto: Nuno Vasco Rodrigues

Nessa expedição, foi acompanhado por membros da Direção Regional do Mar e investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, ligado à Universidade da Madeira.

A competição da ONU, alusiva ao Dia Mundial dos Oceanos, premiou um total de 20 concorrentes, tendo este ano como tema a “revitalização”.

Enquanto fotógrafo de conservação, Nuno Vasco Rodrigues foi este ano premiado no Festival de Fotografia de Natureza, soma vários prémios obtidos em concursos, tendo sido considerado em 2020 e 2019 Fotógrafo de Natureza do Ano na categoria “underwater”, e tem vários livros publicados.

A propósito do Dia Mundial dos Oceanos, que se assinalou na quarta-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu uma “ação coletiva” urgente para “revitalizar os oceanos”, ameaçados pelas atividades humanas que “minam a biodiversidade”.

O pedido foi expresso numa curta mensagem vídeo transmitida na sessão de abertura de uma conferência organizada pelas Nações Unidas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados