Assinar
Cantinho dos Bichos

Batalha integra rede nacional para mapear vaca-ruiva

Aves da Batalha desafia população a descobrir o escaravelho nas imediações da ermida de Nossa senhora do Fetal, este fim de semana.

Está oficialmente aberta a época da vaca-ruiva, um escaravelho de tons escuros, com 3 a 4,5 centímetros de comprimento e mandíbulas em forma de pinça, que só pode ser avistado, na sua fase adulta, entre julho e setembro.

Os dias 15, 16 e 17 de julho marcam o regresso do “Fim-de-semana da Vaca-ruiva”, iniciativa anual do projeto VACALOURA.pt, que pretende mapear e dar a conhecer os escaravelhos da família Lucanidae, onde se inserem a vaca-ruiva e a vaca-loura. Na região, o Aves da Batalha decidiu juntar-se à causa e faz parte da rede de embaixadores do projeto.

No próximo fim de semana estão programadas seis atividades em todo o país, incluindo na Batalha. O desafio passa por, a partir das 21h15, descobrir onde se esconde o escaravelho nas imediações da Ermida de Nossa Senhora do Fetal, no Reguengo do Fetal.

A atividade tem uma duração prevista de cerca de duas horas e é gratuita, com inscrição obrigatória através de um formulário online.

A vaca-ruiva ocorre na Península Ibérica, sul de França e norte de África. Em Portugal, está distribuída entre Bragança e a Península de Setúbal, mas é mais abundante na região centro. Prefere zonas de carvalho-cerquinho, carvalho-negral e azinheira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.