Assinar
Alvaiázere

Fogo que começou em Ourém reacende-se em Alvaiázere e há casas perto das chamas

No distrito de Leiria, bombeiros concentram esforços em Abiul e Caranguejeira.

Foto: AG

O incêndio que teve início na quinta-feira em Ourém, reacendeu-se hoje de manhã em Alvaiázere e há casas perto das chamas, confirmou à agência Lusa o presidente da Câmara deste concelho do distrito de Leiria.

Segundo disse à Lusa João Paulo Guerreiro por volta das 13 horas, a “situação é preocupante”, já que “existem casas próximo” das chamas.

“O reacendimento terá ocorrido pelas 10h30”, com “quatro ou cinco focos de incêndio”, adiantou.

O autarca informou ainda que o incêndio atinge várias aldeias na freguesia de Pelmá.

Às 13h25, a página da Autoridade Nacional de Emergência Proteção Civil adiantava que estavam no terreno 402 operacionais apoiados por 114 veículos e nove meios aéreos.

Há também focos de incêndio ativos no distrito de Leiria em Caranguejeira (Leiria), com 154 elementos e três meios aéreos; e Abiul (Pombal), com 151 elementos e um meio aéreo.

Fogo no concelho de Ansião reativou

O incêndio que começou na sexta-feira em Pombal e que se estendeu a Ansião reativou hoje neste concelho do distrito de Leiria, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, António José Domingues.

“O incêndio está agora numa fase muito difícil de combate e os operacionais no terreno aguardam o reforço de meios”, afirmou, pelas 15 horas, António José Domingues.

Segundo o autarca, a situação mais complicada ocorre na freguesia de Pousaflores, mas, de acordo com a informação de que dispunha àquela hora, não havia casas em perigo.

O presidente do município adiantou que o incêndio terá reativado entre as 11 e as 12 horas.

Segundo o sítio na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 15 horas estavam no combate ao incêndio 157 operacionais, apoiados por 43 viaturas e um meio aéreo.

O incêndio teve início às 14h50 de sexta-feira numa zona florestal e agrícola na povoação de Vale da Pia, freguesia de Abiul, no concelho de Pombal.

Mais tarde, as chamas acabaram por chegar ao concelho vizinho de Ansião.

Com Lusa

(notícia atualizada às 15h30 de 12 de julho de 2022 com informação sobre reativação do incêndio em Ansião)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados