Assinar
Leiria

IPMA indica 44,1 graus registados terça-feira como recorde para julho em Leiria

Máxima medida na terça-feira terá batido recorde de temperatura medida no mês de julho que tinha sido fixado há 15 anos. Site MeteoLeiria avança que ontem foi mesmo batida a máxima absoluta, com 45,9 graus.

Thermometer with celsius scale showing extreme high temperature.

Leiria registou ontem, terça-feira, 12 de julho, o valor mais alto de temperatura desde que há registos, 44,1 graus, e foi a segunda localidade mais quente do país, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo os dados hoje divulgados, recolhidos às 18 horas de ontem, a estação instalada no aeródromo do Falcão mediu 44,1 graus, quando o anterior máximo extremo em julho era 40,3 graus, registados em 2007.

Leiria foi o segundo local mais quente em Portugal, atrás de Alvega, no concelho de Abrantes, onde os instrumentos assinalaram 44,6 graus.

O site MeteoLeiria vai mais longe e aponta para Leiria 45,9 graus de máxima ontem, valor medido às 17h14 (na estação instalada nos Parceiros) e que será recorde absoluto desde que há registos (a partir de 2008). Curiosamente, segundo os dados do projeto que se dedica à meteorologia de Leiria, a mínima absoluta também é desde ano, com 0,1 grau às 7h29 de 7 de março de 2022.

De acordo com o IPMA, 15% do território atingiu na terça-feira valores acima dos 42 graus (além de Leiria, na região também Ansião, com 42,5 graus) e em 28 estações de medição de temperatura foram ultrapassados anteriores maiores valores da temperatura máxima para o mês de julho. Mais: em seis estações, foram excedidos os extremos absolutos, no caso em Monção (42,7), Coimbra (41,9), Moimenta da Beira (41), Figueira da Foz (41), Bragança (40,2) e Lamas de Mouro (36,1).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados