Assinar
Leiria

Mais de 100 idosos alojados temporariamente no Pavilhão dos Pousos devido aos incêndios

Utentes deverão regressar aos lares assim que seja reposto o abastecimento de água e luz nas localidades em que vivem.

Preventivamente, devido aos fogos, 104 idosos ficaram alojados no Pavilhão Municipal dos Pousos

Mais de cem idosos foram evacuados na noite de ontem, terça-feira, 12 de julho, de lares das freguesia de Boa Vista, Colmeias e Memória, como forma de precaução face aos perigos do incêndio que que iniciou na tarde de ontem, na Caranguejeira, e se propagou à União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista e à freguesia de Milagres.

Para o Lar da Terceira Idade D. Luís, em Agodim, na União de Freguesias de Colmeias e Memória, a situação vivida ontem não é nova. No entanto, foi a primeira vez que houve necessidade de evacuar os utentes, explica a diretora-técnica Deise Miguel.

Por voltas das 23 horas de ontem, os 30 utentes deste lar chegaram ao Pavilhão Municipal dos Pousos acompanhados por alguns funcionários. E é ali que ainda hoje se mantêm, a par com utentes da Associação de Melhoramento e Bem-Estar da Memória e do Lar São Joseph, da Boa Vista, num total de 104 pessoas.

De acordo com Deise Miguel, os utentes mantêm-se tranquilos e “passaram bem a noite”. Apesar dos problemas de saúde que muitos têm – alguns deles estão inclusive acamados – não houve nenhuma complicação relacionada com os incêndios.

A prestar cuidados aos seniores no Pavilhão dos Pousos, está atualmente uma equipa da Câmara de Leiria, do Instituto da Segurança Social, elementos dos escuteiros, bem como médicos e enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral (ACeS PL), além de elementos dos lares.

Segundo Ana Valentim, vereadora da Câmara de Leiria com o pelouro do Desenvolvimento Social, a alimentação está a ser assegurada por várias IPSS da região. O almoço desta quarta-feira foi facultado por refeitórios de escolas locais.

Os 104 idosos vão continuar alojados no Pavilhão dos Pousos até ser reposto o abastecimento de água e a eletricidade nas localidades em questão. A situação aplica-se também a quem está no Pavilhão do Souto da Carpalhosa, que abriga 12 pessoas, igualmente seniores, mas que não estavam institucionalizados.

Além dos dois pavilhões, também o Estádio Municipal de Leiria está preparado para acolher cerca de 50 vítimas de incêndio, adiantou a vereadora.

Apesar de ainda não existir previsão para a reposição dos serviços de água e de eletricidade, Ana Valentim sublinhou que o objetivo é que os utentes regressem a casa [aos lares] “o mais depressa possível”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados