Assinar
Cultura

Sábado cheio no Museu Joaquim Correia para festejar os 102 anos do escultor

O museu da Marinha Grande abre portas aos visitantes e oferece visitas, performances, histórias e oficinas.

O 102º aniversário do escultor Joaquim Correia (1920-2013) é assinalado no museu que lhe é dedicado na Marinha Grande com uma programação especial este sábado, 23 de julho.

Visita guiada, performances, histórias e oficina de escrita criativa acontecem durante a manhã e tarde, propondo atividades para todos os públicos, com particular atenção para as famílias.

Nome incontornável da escultura e medalhística no país, Joaquim Correia é referência da criação artística da Marinha Grande, que lhe dedica um museu no Largo 5 de Outubro onde se podem apreciar estátuas, bustos, medalhas, desenhos e pinturas.

A visita guiada e as performances têm o apoio do LIDA (Laboratório de Investigação em Design e Artes), da ESAD.CR.

Programa

Sábado, 23 de julho

10h30 – Histórias cheias de Pedalada – Sessão de Histórias
Nestas sessões de histórias contadas, viajaremos entre histórias tradicionais e a leitura de contos ilustrados. Vamos aprimorar o gosto pelos livros, pela leitura e pelo universo mágico das histórias que nos levam a refletir sobre o ambiente, a saúde e a Vida. Aconselhável também a adultos com gosto por sonhar…  

Criação e dinamização: Elsa Serra; destinatários: público em geral; duração: 45 minutos; limite de participantes: 25 pessoas; idade mínima para participar: 5 anos; inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt.

11h30 – Histórias de inventar – Oficina de Escrita Criativa
Oficina que incentiva para a leitura e para a escrita utilizando técnicas de indução da escrita criativa. Os participantes serão desafiados a entrar nalguns jogos que visam estimular a associação de ideias, brincar com a transformação de palavras e sentidos, descobrir outros caminhos para percursos já conhecidos. É aqui que reside o segredo da escrita criativa – envolvendo os participantes em jogos onde existe um constrangimento que os obriga a tentar ultrapassá-lo, estes acabam por se ver absorvidos em atividades de escrita e de leitura com o prazer de quem joga.

Criação e dinamização: Elsa Serra; destinatários: público em geral; duração: 1 hora; limite de participantes: 25 pessoas; idade mínima para participar: 5 anos; inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt.

15h – Visita guiada à exposição “Os Afetodomésticos”, por Pedro Fonseca Jorge  
Pedro Fonseca Jorge, natural da Benedita, arquiteto, professor na ESAD.CR, foi nómada inintencional, habitando muitas casas e poucos lares. Intervém por isso sobre os seus objetos de afeto, e sobre outros objetos para lhes devotar afeto, no criar de um refúgio antes inexequível, mas tornado prisão quando dele nos interditam a saída. Exposição patente no Museu Joaquim Correia de 11 de junho a 30 de setembro de 2022.

Destinatários: público em geral

15h30 – Bia-a-dia”, performance por Beatriz Duarte
Beatriz c(que)ria um universo alternativo no qual os objetos do dia-a-dia, apesar de serem os mesmos que encontramos no nosso quotidiano, tivessem uma vida diferente. Um copo tornava-se num sapato e talvez um regador fosse um copo…

Destinatários: público em geral

16h – “Lavadeira”, performance por Beatriz Duarte  

Como as lavadeiras que lavavam a roupa na ribeira, espalhando-se ao longo das margens, repetindo gestos contínuos e desgastantes, acompanhavam a sua tarefa de cantigas, “roupa que não é cantada não é lavada”. Desta forma traz-se um pouco dessa força feminina que lava, que estende e canta, representando essa tradição como um ritual de mudança e emancipação, onde se utiliza o têxtil, algo que nos conforta e que nos acompanha ao longo de várias fases da nossa vida, como meio de comunicação.

Destinatários: público em geral

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados