Assinar
Batalha

Caminhada na Pia do Urso revela fauna e flora do ecoparque sensorial

O percurso é circular, de dificuldade média-baixa e com uma duração estimada de três horas, com início marcado para as oito horas deste domingo, dia 21

O Grupo Aves da Batalha promove este domingo, dia 21, uma caminhada de observação da natureza na Pia do Urso, freguesia de São Mamede, no concelho da Batalha.

Os participantes, que percorrerão o Ecoparque Sensorial da Pia do Urso, “vão caminhar por um carvalhal de carvalho-cerquinho e poderão observar espécies de aves florestais, como a escrevedeira-de-garganta-preta, o chapim-azul, o pisco-de-peito-ruivo e o pica-pau-malhado-grande”, explica João Tomás, da organização.

“É nestes bosques de árvores maduras que se esconde a espécie do momento, a vaca-ruiva”, destaca João Tomás, adiantando que “será uma excelente oportunidade para voltar a observar este escaravelho tão especial”.

Por outro lado, “assim que o sol comece a aquecer, os céus certamente que começarão a ser patrulhados pelo bútio-comum, pelo gavião e pela grande e impetuosa águia-cobreira, sempre à procura de seres escamosos para o pequeno-almoço. E nesse momento aparecerão também espécies de borboletas típicas das serras de calcário, como a azulinha-dos-calcários”, refere o membro do Grupo Aves da Batalha.

Como se está no início da época de migração outonal, ou de pós-nidificação para as aves, talvez seja ainda possível observar os primeiros papa-moscas-pretos ou papa-moscas-cinzentos deste ano no concelho da Batalha.

O percurso é circular, de dificuldade média-baixa e com uma duração estimada de três horas, com início marcado para as oito horas. Tem dois quilómetros e realiza-se maioritariamente por trilhos. O ponto de encontro é no parque de estacionamento do Ecoparque Sensorial da Pia do Urso (39.596350, -8.716860).

A inscrição é gratuita (avesdabatalha@gmail.com), mas obrigatória, e a iniciativa decorre com um mínimo/máximo de inscritos, ausência de chuva e vento.

Os participantes devem levar binóculos, guia de aves, câmara fotográfica, calçado apropriado para caminhar em terra batida, água e pequeno lanche, mas “não é obrigatório”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados