Assinar


Sociedade Exclusivo

“Capital dos Dinossauros” tem um parque temático e um museu repletos de histórias para partilhar e brincar

Há 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real e reproduzidos com rigor científico para descobrir no Dino Parque da Lourinhã.

DINO PARQUE LOURINHÃ

Fazendo jus ao epíteto “Lourinhã, Capital dos Dinossauros”, é neste concelho do Oeste que abriu o maior parque temático ao ar livre da Europa de dinossauros. O Dino Parque Lourinhã foi construído num pinhal de 10 hectares entre Peniche e a vila lourinhanense, junto à povoação da Abelheira. Até fevereiro, por ocasião do quarto aniversário, recebeu mais de 850 mil visitantes desde a abertura ao público.

Fruto da parceria que junta o Município da Lourinhã e o GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã com a empresa de capitais germânicos Parque dos Dinossauros da Lourinhã, a construção resulta da experiência acumulada com o primeiro parque temático – o irmão mais velho – aberto em Munchehagen, na região de Hamburgo.

Na Lourinhã, os visitantes dão um salto na história e podem dar de caras com 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real, através de cinco percursos que permitem observar como eram os animais que habitavam a Terra desde há 450 milhões de anos.

Para além dos percursos ao ar livre, o visitante pode ainda visitar, no edifício central do Dino Parque, o Live Lab, laboratório que permite ver os paleontólogos a trabalhar na preparação de fósseis. Há também um espaço museológico com a exposição “Dinossauros da Lourinhã” da responsabilidade do GEAL, onde se encontram fósseis verdadeiros e réplicas, sendo o mais emblemático o ninho de ovos de dinossauros com cerca de 150 milhões de anos.

Para além dos exemplares Lourinhanosaurus antunesi e Supersaurus lourinhanensis descobertos no concelho da Lourinhã e considerados os dinossauros portugueses, o Dino Parque da Lourinhã conta também, entre os residentes, com a réplica do maior dinossauro alguma vez visto em Portugal e um dos maiores do mundo, um Supersauro com 45 metros de comprimento. A observação pode ser feita a partir da Torre Jurássica do Dino Parque da Lourinhã, estrutura com seis metros de altura. Este dinossauro quadrúpede herbívoro reinou há cerca de 150 milhões de anos, durante o período Jurássico e chegava a pesar 25 toneladas.

Os cinco trilhos do parque estão distribuídos por janelas temporais, com os correspondentes dinossauros: Paleozóico, período que começou há cerca de 419 milhões de anos antes do aparecimento dos gigantes dinossauros; Triásico, relativo ao aparecimento dos grandes reis da Terra – foi neste período que apareceram os dinossauros; Jurássico, sendo a Lourinhã é das zonas mais ricas em vestígios do Jurássico do mundo – aqui, pode-se observar espécies únicas de dinossauros que viveram no concelho; Cretácico, período em que se encontram as espécies mais famosas de dinossauros como o Tyrannussauros rex; e Monstros Marinhos, percurso com os animais que reinaram os lagos e mares desde há 450 milhões de anos até aos dias de hoje.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados