Assinar
Atletismo

Grande Trail Secreto volta à Serra dos Candeeiros em setembro

A prova de corrida na natureza estreou-se durante a pandemia e regressa para a terceira edição no próximo mês.

O cheiro a alecrim, a dificuldade de correr na pedra calcária ou o contexto histórico de passar no túnel da Serra da Pevide, outrora troço de linha férrea que transportava o carvão das minas da Bezerra para a centra termoelétrica de Porto de Mós, foram algumas das experiências da primeira edição presencial do Grande Trail Secreto (GTS), em 2021. Em 2022, o GTS está de volta com à Serra dos Candeeiros, no concelho de Porto de Mós, com três distâncias e várias surpresas a revelar no dia 18 de setembro.

O GTS nasceu em plena pandemia, recorda o Grupo Recreativo da Corredoura, que organiza a prova de trail running. Em agosto houve uma prova virtual, em que atletas percorreram em qualquer dia (e qualquer hora) desse mês uma distância predefinida. Os cinco melhores homens e mulheres realizaram uma final presencial, permitindo a realização do GTS adaptado às restrições ditadas pelo Covid-19.

Em 2021 já foi possível ter 150 atletas a correr na serra e a reação dos atletas “foi excelente”, frisa a organização.

Por isso, para 2022 o Grupo Recreativo da Corredoura prepara “uma festa maior”, com três percursos que só serão divulgados no dia da prova, 18 de setembro.

Mas já se sabe que um dele terá uma nova distância, 10 km. É o GTS Start, para “todos os atletas que se pretendem iniciar na modalidade ou que preferem competições mais curtas”.

O grande desafio será o GTS Plus, com a distância de 30 km através de quatro freguesias do concelho de Porto de Mós. Será prova que qualifica para a Taça de Portugal da modalidade e, simultaneamente, final do Campeonato Distrital de Trail Longo da Associação Distrital de Atlestimo de Leiria. “Sobre esta distância podemos apenas revelar a passagem dos atletas pelo Trilho das Mós na freguesia das Pedreiras, pelas remotas lapas da Portela do Vale do Espinho na freguesia de Arrimal e Mendiga e pelo imponente moinho do Picoto que se localiza a 500 metros de altitude, já na freguesia de Serro Ventoso”, avança a organização.

Informações e inscrições sobre o Grande Trail Secreto em https://www.recordepessoal.pt/evento/grandetrailsecretogts2022.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados